Novas entidades distribuirão carteiras estudantis intermunicipais

A Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), ligada à Secretaria da Infra-estrutura do Estado (Seinfra), aguarda para os próximos dias a publicação no Diário Oficial da resolução que credenciará novas entidades estudantis para a requisição e

O objetivo do credenciamento, esclareceu a presidente da comissão, Vilani Pinheiro Falcão, é ampliar o número de entidades estudantis participantes deste processo, de forma a melhorar a solicitação e a entrega do benefício em todo o Ceará.


 


 


De novembro do ano passado até agora já foram expedidas 2.504 carteiras estudantis intermunicipais. Desse total 1.704 já foram entregues e 1.800 devem chegar aos beneficiários até o próximo dia 25.


 


 


Para concorrer ao credenciamento as entidades, conforme a Resolução n.º 10, de 17 de janeiro deste ano, precisam atender a uma série de exigências, como ter sido criada um ano antes da data da publicação da resolução, ter estatuto social, possuir uma sede e que a diretoria seja composta exclusivamente por estudantes, entre outras exigências.


 


 


Hoje, quatro entidades cuidam do processo: Associação dos Estudantes do Estado do Ceará (Asesc), Associação dos Estudantes de Fortaleza (Asesf), Centro dos Estudantes do Ceará (CEC) e União Cearense dos Estudantes Secundaristas (Uces).


 


 


Os estudantes do interior do estado e Região Metropolitana que residem em município diverso do que estuda, na mesma macrorregião, usuários dos transportes intermunicipais solicitaram a carteira estudantil junto às suas respectivas entidades. Estas, por sua vez, formalizaram junto à Cogempe a entrega dos formulários/requerimentos.


 


 


A Comissão, que funciona na Seinfra, é a responsável pelo processo da emissão das carteiras, que dão direito à meia-entrada nos transportes coletivos. A Comissão verifica as informações junto ao banco de dados fornecido pelas escolas. As entidades estudantis são responsáveis pela distribuição dos documentos para os estudantes.


 


 


Os estudantes dos municípios do interior do Estado passaram a contar com o benefício a partir de novembro do ano passado, quando foram entregues os primeiros lotes de carteiras, que atenderam aos alunos dos 13 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. A comissão gestora, responsável pelo processo de credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras é paritária e formada por representantes dos poderes públicos (Seinfra, Dert e Casa Civil), três das operadoras de transportes coletivos intermunicipais, interurbanos e complementares, e três entidades estudantis.


 


 


Fonte: Governo do Estado do Ceará