Periferias querem unir-se em rede de informações
Para criar uma rede de comunicação global de troca de experiência entre comunidades de regiões periféricas, diversas organizações promovem o Fórum Social das Periferias, que será aberto na noite desta quinta-feira (24) e prossegue até sábado (26) em Pe
Publicado 23/01/2008 16:00
A organização do evento propõe esta estratégia como princípio de mudança e desenvolvimento das comunidades. A programação prevê, no dia 26, o Fórum On Line das Periferias do Mundo.
Um Centro de Comunicações está sendo montado para conectar as atividades da França, Espanha e Brasil, a partir do Fórum Social da Cataluña, em Barcelona, na Espanha. Videoconferências, documentários e clipes com os movimentos periféricos de vários países serão transmitidos interativamente entre os países participantes.
O Fórum Social das Periferias é originário do Fórum Social denominado “Dunas Social Mundial”, no Loteamento Dunas, em Pelotas (RS) que aconteceu em 2001, acompanhando o 1º Fórum Social Mundial de Porto Alegre.
Em 2006, houve uma segunda edição, então denominada 2º Fórum Social Dunas, com o slogan “Um Outro Mundo é Aqui”. Em 2007, os movimentos sociais de Rio Grande, liderados pelo Projeto VEPOP/ FURG, abraçaram a proposta e realizaram o Fórum Social das Comunidades da Cidade de Rio Grande, também utilizando a marca “Um Outro Mundo é Aqui”. Neste contexto surgiu a idéia de realização de um Fórum Social que envolvesse outras comunidades de periferias.
Os organizadores lembram que a idéia evoluiu contando também com acampamentos do Fórum Social Mundial, realizados no Camping do Laranjal, em 2005, em Pelotas e na Barra do Chuí, em 2006, em Santa Vitória do Palmar. E conta ainda com as experiências de Movimentos Sociais, de Organizações Governamentais e da Sociedade Civil, como a Rede Mundial de Cidades e Comunidades Protetoras da Vida e da Rede Mundial de Cidades Periféricas.
A solenidade de abertura no início da noite desta quinta-feira, sob a coordenação do representante da Uniperiferia, Florismar Thomaz, com apresentação do tema “O poder das periferias e os centros de poder nas sociedades modernas” por representantes de Comunidades de Periferia de Pelotas e Região e Autoridades Oficiais presentes ou representadas. As apresentações terão a duração de 10 minutos cada, num total de 12.