Presidente do PCdoB/BA defende consolidação da aliança com o PT e PSB

Durante a reunião da Comissão Política Estadual do PCdoB, nesta quinta-feira (24/1), foi discutido o projeto do partido para 2008, levando em consideração as mudanças no cenário político baiano de novembro para cá, data da Conferência Estadual. Na re

Entre os pontos destacados na análise de Péricles de Souza, está a recente aliança entre o PMDB, partido do prefeito de Salvador João Henrique, e o PP, e como isso pode alterar ainda mais a configuração da base de apoio do governo da capital baiana. “Na aliança entre o PP e o PMDB vemos a constituição de um núcleo com uma conotação de direita ou de centro-direita, e com isso a cidade passa a ter uma administração que tende para a este lado, como disse a presidente estadual do PSB, ‘é uma guinada à direita’ da gestão de João Henrique”, declarou Souza. De acordo com o presidente estadual, essa mudança de postura dentro do Palácio Thomé de Souza tende a afastar os que até então eram aliados do prefeito. “Á medida que o governo vai tomando essa feição mais direitosa que se manifestou expressamente na imposição do PDDU, aumenta a expectativa pela saída de outros partidos”.


 


O PCdoB pretende manter as decisões e os planos traçados durante a Conferência Estadual.  “Nós levamos em conta as novidades da conjuntura política para ajustar a nossa tática, que continua, no essencial, uma tática ousada” afirmou Souza. Esta tática inclui valorizar mais as eleições majoritárias, campo no qual o partido não costumava concentrar as suas forças. “Pretendemos eleger muito mais prefeitos e vereadores do que nas eleições anteriores e daremos especial atenção à candidatura de Olívia Santana em Salvador, que tem tido uma excelente repercussão junto ao eleitorado e às forças políticas baianas”.


 


Alianças


 


O encontro da Comissão Política reforçou a proposta de maior articulação política do núcleo de esquerda. “A reunião apontou a necessidade de uma articulação especial com o PT e o PSB, no sentido de aprimorarmos uma relação mais estreita no seio do governo Wagner e também no processo eleitoral de 2008, da capital e do interior”, declarou Péricles de Souza. Sobre as possíveis movimentações em torno da candidatura de Olívia Santana, Souza afirmou que “é o desejo de amplos setores progressistas que haja uma unidade entre o PCdoB, o PT e o PSB, além de outros partidos desse campo”.


 


De Salvador,


Rodrigo Rangel Jr