China enfrenta pior inverno dos últimos 50 anos
O inverno mais impiedoso em meio século na China continuou a causar sofrimento intenso a milhões de passageiros no domingo, enquanto eles lutavam para voltar a suas cidades de origem no feriado mais importante do ano chinês.
&nbs
Publicado 04/02/2008 14:04
O tráfego nas principais rodovias estava muito lento devido aos milhares de pessoas que viajavam de carro, já sem esperança de viajar de trem após os atrasos prolongados no sistema ferroviário. O caos causou a morte de um passageiro, pisoteado por uma multidão que correu para embarcar em uma composição.
As condições climáticas geladas dificultaram o tráfego. Um engarrafamento se estendia por 70 quilômetros, e o exército enviou tanques para limpar o gelo que recobre as estradas.
''Na estrada, só pudemos avançar passo a passo, parando a cada 100 ou 200 metros'', contou Feng Quangfu, que chegou à metrópole de Guangzhou, no sul do país, 11 dias após partir do norte, numa viagem que normalmente levaria dois dias.
''Ontem só andamos um quilômetro durante o dia inteiro'', ele contou ao China News.
Pela manhã, as autoridades recomendaram à população manter distância das estações ferroviárias, depois de um trabalhador migrante morrer esmagado na sexta-feira, quando 260 mil pessoas invadiram a estação.
Os serviços ferroviários estão sendo retomados aos poucos, prejudicados pelo fato de muitos trens serem separados para o transporte de suprimentos de emergência.
Especialistas prevêem que o inverno fora do normal possa se prolongar até depois do Ano Novo chinês, que será comemorado no meio da semana, e disseram que o frio e a neve em regiões não acostumadas a tais condições são o pior desastre natural a atingir o país em décadas.
No sul da China, milhões de pessoas chegaram ao fim do nono dia sem eletricidade.
''Os desastres graves vão continuar'', disse o governo. ''O trabalho de resgate e ajuda emergencial continuarão sendo muito duros.''
As autoridades acreditam que pelo menos 60 pessoas tenham morrido durante o frio excepcional, a maioria em acidentes rodoviários.
A China já enviou mais de 300 mil soldados e quase 1,1 milhão de milicianos e reservistas para ajudar a fazer o tráfego andar e garantir o fornecimento elétrico.
Atiradores de elite dispararam tiros de submetralhadora contra cabos de força para quebrar o gelo que os recobre, e soldados usaram tanques para limpar a neve, informou a agência Xinhua.
Solidareieda venezuelana
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, expressou domingo à noite sua solidariedade com as pessoas do sul da China que sofreram com as tempestades de neve durante várias semanas.
Ao falar pelo telefone com o embaixador chinês na Venezuela, Zhang Tuo, Chávez disse que o seu país está muito preocupado com a situação, mas ele acredita que o povo chinês, sob a liderança do governo chinês, vencerá o combate contra o desastre natural.
As nevascas, as mais severas durante décadas no sul da China, atingiram as regiões leste, central e sul do país por mais de duas semanas e causaram mortes, desabamento de casas, apagões, acidentes de trânsito e engarrafamentos nas auto-estradas, além da destruição de rebanhos e plantações.
De acordo com estimativas primárias oficiais, as nevascas causaram um prejuízo de dezenas de bilhões de dólares à China.
Fonte: Reuters