Sem categoria

Fidel Castro anuncia que não quer nem aceitará reeleição

O presidente cubano Fidel Castro anunciou nesta terça-feira (19) que não aspirará nem aceitará o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante em Chefe na sessão do Parlamento Cubano, prevista para o próximo domingo, 24 de fevereiro.

''Não me despeço de vocês. Desejo somente combater como um soldado das idéias. Seguirei escrevendo sob o título ''Reflexões do companheiro Fidel''. Será uma arma a mais do arsenal com a qual se poderá contar. Talvez ouçam minha voz. Serei cuidadoso'', sublinhou o líder da Revolução Cubana em mensagem assinada de próprio punho e com data de 18 de fevereiro às 17h30 locais (19h30 de Brasília).



Fidel, de 81 anos, anunciou que não procurará a reeleição após quase 19 meses de convalescença de uma grave doença intestinal.



''Felizmente nosso processo ainda conta com quadros da velha guarda, junto a outros que eram muito jovens quando se iniciou a primeira etapa da revolução'', destacou Fidel Castro.



''Contam com a autoridade e a experiência para garantir a substituição. Dispõe igualmente nosso processo da geração intermediária que aprendeu junto a nós os elementos da complexa e quase inacessível arte de organizar e dirigir uma revolução'', acrescentou.



Em dezembro do ano passado, o comandante cubano havia expressado em uma mensagem escrita que não estava aferrado ao poder, nem obstruiria a passagem das novas gerações, mas em janeiro foi eleito deputado, o que o permite disputar a reeleição no próximo domingo.


 


''Trairia (…) minha consciência ocupar uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total que não estou em condições físicas de oferecer. Explico isto sem dramaticidade'', completou na carta de segunda-feira.



Desde março de 2007, afastado do cenário público, sendo visto apenas em vídeos e fotos, Fidel Castro se dedicava a escrever artigos para a imprensa sob o título de ''Reflexões do Comandante-em-Chefe''.



Fidel advertiu aos cubanos que ''o caminho sempre será difícil e requererá o esforço inteligente de todos''. ''Desconfio dos caminhos aparentemente fáceis da apologética, ou a autoflagelação como antítese''.



''Preparar-se sempre para a pior das variantes. Ser tão prudentes no êxito como firmes na adversidade é um princípio que não pode ser esquecido. O adversário a derrotar é extremamente forte, mas o temos mantido na raia durante meio século'', expressou.


 


Leia aqui a íntegra da carta do presidente Fidel Castro