Haddad visita Montes Claros e anuncia investimentos na região
Na última sexta-feira (15), Montes Claros recebeu a visita do Ministro da Educação, Fernando Haddad, que deu o pontapé inicial da Caravana da Educação em Minas Gerais, projeto que tem o objetivo de lançar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) nos e
Publicado 19/02/2008 22:30 | Editado 04/03/2020 16:52
Em reunião com cerca de 200 prefeitos da região, Haddad reiterou que o regime de cooperação entre estados, municípios e a União é condição fundamental para o sucesso do PDE. “Não é com programas regionais ou estaduais que vamos alcançar os resultados que pretendemos. Temos de nos valer dos exemplos de países como a Coréia do Sul e a Irlanda, que passaram a tratar a educação como política de estado, não de governo”, disse. “Por isso, eles alcançaram os resultados que os colocam entre os mais desenvolvidos do mundo”, completou.
O Ministro anunciou a criação de cinco novos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas cidades de Buritizeiro, Cristália, Francisco Sá, Janaúba e Urucuia. Esses pólos terão como prioridade a formação de professores da educação básica. “A União tem de assumir sua cota de responsabilidade na formação de professores”, afirmou Haddad.
CEFETs
O MEC anunciou a construção de seis creches federais em Montes Claros ainda neste semestre e confirmou que o processo de implantação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) em Montes Claros, Pirapora e Curvelo já está em andamento, com licitação prevista para o próximo mês, o que possibilitará uma formação tecnológica de gratuita e de qualidade para o norte de Minas.
Hoje, a educação profissional e tecnológica brasileira passa pela maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Nos últimos cinco anos, o MEC já entregou à população 39 novas unidades das 64 previstas na primeira fase do plano de expansão da rede. As 25 restantes serão entregues nos próximos meses.
Unimontes
A comitiva do MEC visitou ainda o Campus Universitário Darcy Ribeiro da Unimontes, onde ocorreu rápido pronunciamento do ministro afirmando que era um orgulho conhecer “a melhor universidade pública estadual do País”, lembrando que esta classificação foi obtida no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do MEC.
“Nós nos orgulhamos de poder freqüentar o ambiente da Unimontes, de desfrutar dessa convivência e manifestar o desejo de estreitar esse laço com o MEC em todos os programas que estão sendo realizados no Plano de Desenvolvimento da Educação”, pronunciou Haddad, que foi recebido pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e por integrantes da administração superior da universidade.
Boas notícias
A temporada de boas notícias educacionais continuou ontem à noite, durante a apresentação do “Relatório de Gestão – dezembro de 2006 a dezembro de 2007” da Unimontes. Em solenidade ocorrida no Auditório Mário Ribeiro da Silveira, o reitor apresentou um balanço das atividades do último período e as perspectivas para 2008. Segundo o professor Paulo César, a Unimontes inaugurará neste ano o Campus de Bocaiúva, com os cursos de Licenciatura Plena em Química e Física, com o objetivo de superar a defasagem de profissionais dessas áreas em nossa região.
Outros avanços foram anunciados e esperamos que sejam cumpridos, mas sentimos falta de uma possibilidade real de avançarmos na Assistência Estudantil, bandeira histórica dos estudantes dessa instituição. A necessidade de creches para os filhos de acadêmicas, servidoras e professoras, o Restaurante Universitário e a Moradia Estudantil são algumas das reivindicações dos estudantes.
Fonte: Blog: http://ramonjrfonseca.blogspot.com e Portal da Unimontes