Publicado 20/02/2008 20:33
Adalberto saudou as lideranças, dirigentes e militantes dos cinco partidos organizadores do evento – PSB, PCdoB, PDT, PT e PRB – que lotaram o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, na abertura da solenidade (Defesa das reformas democráticas une partidos de esquerda). Ele disse que os partidos políticos apresentariam as alternativas para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento adequado às potencialidades do país e às demandas do povo brasileiro.
A escolha da Câmara dos Deputados para sediar o evento, segundo Adalberto Monteiro, se deve ao fato de que “as reformas para vingarem deverão ser debatidas e aprovadas no Congresso; depende da coerção e da ação dos partidos da esquerda brasileira e demais forças democráticas”, destacando ainda a mobilização do povo e a atuação das suas entidades representativas.
O ato – o primeiro importante evento político realizado pelos partidos de esquerda em Brasília, este ano – dá início a mobilização pelas reformas democráticas como prioridade na agenda políticas de 2008. As reformas democráticas são listas como seis – Reforma Tributária, Reforma Política, Reforma da Educação, Reforma Urbana, Reforma Agrária e Democratização da Mídia.
O ato foi organizado por intermédio das fundações: Fundação Maurício Grabois, Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Fundação João Mangabeira e Fundação Perseu Abramo, respectivamente do PCdoB, PDT, PSB e PT.
De Brasília
Márcia Xavier