Centro Acadêmico de Ciências Sociais da URCA é parceiro do Coletivo Camaradas
Com o intuito de contribuir com o processo fruitivo da arte de caráter engajado o Centro Acadêmico Florestan Fernandes, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri – URCA, realiza parceria com o Coletivo Camaradas visa
Publicado 11/03/2008 15:11 | Editado 04/03/2020 16:36
A parceria foi denominada “Vivência Estética”. O trabalho consistirá de encontros teóricos, registro de fotográfico, filmagens e produção artística, através de montagens de instalações. O resultado da Vivência Estética será exibido na Mostra desUSA de Artes Visuais que acontecerá em abril, na cidade do Crato.
Os encontros teóricos serão realizados de acordo com o que segue:
dia: 11/03, O que é arte?
Facilitador, Alexandre Lucas – pedagogo e artista plástico;
dia 19/03, Conceituação de Instalação e Intervenção artística
Facilitador: Frederick Sidou, professor e chefe do Departamento de Artes da URCA;
dia 24/03, Texto publicitário
Facilitadora: Professora e arte-educadora, Graça Oliveira
dia 31/03, Imperialismo Norte Americano
Facilitador: Professor doutor Roberto Siebra.
Esse trabalho faz parte de uma pesquisa para Pós-graduação em Língua Portuguesa e Arte-Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA que está sendo realizado pelo pedagogo e artista plástico, Alexandre Lucas. Essa experiência já é a segunda realizada por Lucas. A primeira ocorreu em novembro do ano passado por ocasião da Mostra Sesc Cariri de Cultura, em que o artista em conjunto com alunos e professores do Ensino Básico montaram a instalação “Contradição”, a qual fazia uma reflexão estética da indústria do tabaco. O artista relata que a experiência foi tão significativa que ele parou de fumar e acrescenta que fumava quase duas carteiras de cigarros diárias. O resultado dessa Vivência Estética deverá se transformar em material didático para as aulas de artes do Ensino Básico, conforme relata o artista.
De Crato, Alexandre Lucas