PCdoB/RN mobiliza dirigentes municipais em reuniões regionais

A direção Estadual do PCdoB esta reunindo no próximo final de semana seus Diretórios Municipais em todo o estado. O partido tem constituídos 80 Comitês Municipais e pretendo reuni-los em 11 Encontros Regionais, denominados de Fórum das Macro-regiões.

Conforme deliberação da Direção Estadual está sendo convocada todos os Comitês Municipais para as reuniões do fórum que ocorrerão nos dias 15, 16 e 17 (sábado, domingo e segunda). Segundo Carlos Albérico, Secretário de Organização do PCdoB/RN, o evento está recebendo o máximo empenho de todos os militantes e dirigentes municipais “pois estaremos tratando do planejamento do partido para o ano e várias ações que serão desenvolvidas pelos comitês municipais”. Participarão os (as) presidentes, todos os (as) secretários (as), membros do Comitê Estadual com atuação na macro-regiões e pre-candidatos a vereador e a prefeito.



Seguindo orientação da Direção Nacional, o PCdoB Potiguar decidiu acelerar a construção e lançamento das candidaturas majoritárias e das chapas de vereadores ao pleito de outubro. Essa diretriz esta seguindo também as orientações deliberadas pela direção estadual que durante o mês de janeiro e fevereiro realizou uma série de reuniões com o objetivo de construir um planejamento estratégico que construa um Partido forte e estruturado em todos os municípios do RN.



As Macro-Regiões partidárias estão divididas de acordo com a posição geográfica dos municípios e são formadas pela Macro-Região do Mato Grande/Litoral Norte; Macro-Região Seridó I; Macro-Região Oeste I; Macro-região Oeste II; Macro-região Central; Macro-região Vale do Açu; Macro-região Agreste; Macro-região Trairi/Potengi; Macro-Região Oeste III; Macro-região Grande Naral; Macro-região Seridó II.



Segundo Antenor Roberto, Presidente Estadual do PCdoB, o partido espera através destas reuniões “discriminar táticas eleitorais partidárias definidas em um amplos e democráticos processos de discussão, que privilegiem a participação em chapas majoritárias e a apresentação de nominatas próprias, em alianças preferenciais com forças integrantes do Bloco que apóia a Governadora Vilma e o presidente Lula”. Seguindo esse raciocínio o partido também aproveitará a oportunidade para reafirmar e fortalecer as candidaturas a prefeito e prefeita que os comunistas lançarão para o pleito de 2008, a exemplo de Roberto Germano, em Caico, Antonio Capistrano, em Mossoró e Walter Fernandes em Parnamirim e Justina Iva em Natal, bem como continuar pesquisando nomes em Macaiba, Extremoz, Touros, Areia Branca, Patu, Assu, entre outros municípios.



Plenárias Municipais de Militantes



Para dar impulso aos projetos eleitorais municipais a Direção Estadual esta orientando seus Comitês Municipais a realizarem Plenárias Municipais de Militantes e Amigos com o objetivo de envolver a sociedade potiguar no projeto eleitoral do partido.



A primeira plenária municipal será realizada em Natal, no próximo dia 18 (terça-feira), na Assembléia Legislativa, às 18 horas e terá a presença de Carlos Augusto Diógenes, membro da Direção Nacional do PCdoB e Presidente do PCdoB do Ceara. Nela se reunirão todos os pre-candidatos a vereador do partido na Capital, e seus apoiadores; bem como toda a militância partidária, que receberá orientações sobre a organização partidária e a distribuição da Carteira Nacional Militante, sobre a fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB no Rio Grande do Norte e a organização dos comunistas no movimento social.



As eleições desse ano poderão fortalece a tendência democrática em construção no Brasil e no Rio Grande do Norte, pode cria as condições objetivas e subjetivas para as forças democráticas e progressistas avançarem. Cria, portanto, as condições para a expansão política do PCdoB, cuja expressão está no aprofundamento da sua atuação nos movimentos sociais e nas disputas eleitorais para cargos majoritários e a construção de chapas proporcionais que lancem novas lideranças políticas e garantam a presença dos comunistas no parlamento municipal.


 


De Natal, Jan Varela.