Sem categoria

Bolívia investirá US$ 300 milhões em nacionalização do gás

A empresa estatal de petróleo da Bolívia deve fazer investimentos milionários em obras para seguir o processo de nacionalização. O novo presidente da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Santos Ramírez, prometeu apresentar esta semana plan

Para os investimentos, a estatal dispõe de mais de U$$ 300 milhões, informa a Agência Boliviana de Informação (ABI). Parte da verba será para recuperação de refinarias.



“Até o final de semana vamos entregar nas mãos do presidente da República [Evo Morales] todo o pacote de medidas que tem a ver com o aprofundamento da nacionalização e o relançamento da nossa empresa com um plano estratégico institucional de dez anos”, garantiu Ramírez.



De acordo com a ABI, o responsável pela petrolífera afirmou neste domingo (16), em entrevista coletiva à imprensa, que a estratégia é consolidar uma empresa mais operacional e efetiva.



No início do ano, o presidente Evo Morales havia anunciado investimentos da YPFB na produção de gás natural para atender a demanda interna boliviana e honrar os compromissos internacionais. Importador do gás, o Brasil tem acordo para receber mais de 30 milhões de metros cúbicos por dia do país andino.



Fonte: Agência Brasil