CSC vence eleição no maior sindicato rural de Rondônia
Proporcionalmente ao tamanho do município, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Cerejeiras (RO) é, em sua categoria, o maior do estado. Com cerca de quatro mil filiados, tem influência na vida sócio-política da cidade de 17 mil habitantes.
Publicado 17/03/2008 17:37
Na última sexta-feira (14), houve a eleição da nova diretoria do STR local. Duas chapas participaram do processo: a 1, encabeçada pela Irlei Baldin, e a 2, por Geraldo Camilo. A militante da Corrente Sindical Classista (CSC), Irlei, saiu vitoriosa, com um total de 78,4% dos votos, num universo de 1015 votantes.
A presidente eleita é a atual secretária do STR, com mais de 15 anos de militância na luta sindical. Ela foi uma das coordenadoras da caravana rondoniense para a ''Marcha das Margaridas'', mobilização realizada anualmente em Brasília (DF) com a presença de trabalhadoras rurais de todo o país.
Recentemente, Irlei ajudou a fundar a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da qual faz parte da coordenação estadual da CTB. Ela também é membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Com a expressiva vitória da Irlei Baldin para presidente do STR, o nome do agricultor e professor Reinaldo Pereira, ex-dirigente do sindicato, sai fortalecido. Atual presidente do PCdoB no município, Reinaldo tem o nome cotado para prefeito de Cerejeiras.
Já o candidato derrotado à presidência do STR, Geraldo Camilo, já foi vereador pelo PT de Cerejeiras. Combativo, ex-militante do movimento dos sem-terra, ele combate com veemência o agronegócio na região e teve o apoio da vereadora comunista Nélia Rocha.
Fonte: Assessoria de imprensa da CTB-RO