Sem categoria

Record volta a atacar Globo por preconceito antievangélicos

A TV Record voltou a criticar a Rede Globo neste domingo (16), em sua programação jornalística. No Domingo Espetacular, apresentado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, a emissora citou matéria publicada nesta semana pela revista Veja

A última reportagem do programa, com várias chamadas, criticou a trama de Aguinaldo Silva por ter levado ao ar uma cena na qual a personagem Edivânia (Susana Ribeiro) comandava uma tentativa de linchamento do triângulo amoroso formado pelos personagens Dália (Leona Cavali), Bernardinho (Thiago Mendonça) e Heraldo (Alexandre Slaviero). No enredo, Edivânia pertença à corrente evangélica.


 


Segundo a reportagem do Domingo Espetacular, os evangélicos são retratados como fanáticos na novela global, tendo sua imagem ligada a cenas de “violência, intolerância e preconceito”. “As cenas foram consideradas chocantes”, afirmou o programa da Rede Record.


 


A reportagem ouviu líderes religiosos evangélicos e da comunidade judaica, que criticaram as cenas apresentadas em Duas Caras. Também entrevistou especialistas em comunicação e em telenovelas que fizeram coro ao discurso crítico com relação ao conteúdo da novela.


 


Ao final da reportagem, a Record apresentou uma nota atribuída à TV Globo, em que a emissora carioca afirma que a novela pretende justamente questionar o preconceito, e não incentivá-lo. A emissora de Edir Macedo também apresentou trechos do blog de Agnaldo Silva, autor da novela, em que o novelista comenta a mesma reportagem da revista Veja.


 


No blog, Silva diz não ter nenhum tipo de preconceito contra cristãos e diz que “entregou sua vida aos evangélicos”. “Um pequeno grupo deles é que cuida de mim, do meu gato Tadeu, e de tudo o que está relacionado ao meu bem estar e ao bom funcionamento da minha casa”, escreveu Silva.


 


Nota


 


No final da tarde desta segunda-feira (17), a Central Record de Comunicação informou que o Domingo Espetacular abordou, de “forma neutra e imparcial”, os fatos referentes ao comportamento da personagem Edivânia.


 


Em nota enviada à Folha Online, a Record informa que “procurou ouvir as partes envolvidas na polêmica, ou seja, levou ao ar a visão de contestação dos evangélicos, opiniões de especialistas em várias áreas, trechos do texto pertinente ao assunto publicado no blog do autor da novela e divulgou a versão da Globo”.


 


Ao reagir à reportagem da Record, o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, disse que a novela Duas Caras é uma ficção, lembrando que “chute na santa, campanha para acabar com as festas de São João etc., isto, sim, é coisa da vida real”.


 


Confira abaixo a íntegra da nota da Record:


 



O programa Domingo Espetacular do dia 16/03, exibiu uma reportagem que repercutia a notícia publicada pela Revista Veja desta semana. Na reportagem “Fogueira Santa”, o jornalista Marcelo Marthe relatou os acontecimentos referentes ao comportamento de uma personagem evangélica em uma das tramas da Rede Globo.


 


O Domingo Espetacular abordou a questão de forma neutra e imparcial. Procurou ouvir as partes envolvidas na polêmica, ou seja, levou ao ar a visão de contestação dos evangélicos, opiniões de especialistas em várias áreas, trechos do texto pertinente ao assunto publicado no blog do autor da novela e divulgou a versão da Globo.


 


São Paulo, 17 de março de 2008.
Central Record de Comunicação


 


Leia também:


 


– Cena de violência em Duas Caras irrita e ofende evangélicos


 


Duas Caras se alinha a Ali Kamel e mostra Brasil sem racismo


 


Da Redação, com informações da Folha Online