Saúde chega a ribeirinhos do Riozinho do Rola

Por isso, viemos proporcionar esta visão humanista, oferecendo a estas localidades a mesma oportunidade que o homem da cidade tem'', diz Eduardo Farias, secretário Municipal de Saúde. ''Não adianta pen

A equipe composta de três médicos, dois enfermeiros, sete técnicos de enfermagem e onze membros de apoio, visitaram a colocação Cajazeiras, no riozinho do Rola, localizada a duas horas de Rio Branco, para levar atendimento médico às 280 famílias de produtores rurais. A ação está sendo desenvolvida desde a quarta-feira, 12.

O programa Saúde na Comunidade completa quatro anos, com números expressivos em atendimentos na região do Barro Alto, onde começa a jornada de onze dias de serviços preventivos. A região do Riozinho do Rola, o principal afluente do rio Acre, embora esteja relativamente próxima da cidade de Rio Branco, é ainda muito adensada. Para sair da floresta, suas comunidades dependem basicamente do rio e só vêm a cidade para comercializar a produção.


''Por isso, viemos proporcionar esta visão humanista, oferecendo a estas localidades a mesma oportunidade que o homem da cidade tem'', diz Eduardo Farias, secretário Municipal de Saúde. ''Não adianta pensar Rio Branco com o foco apenas na periferia da cidade, mas tratá-la como um todo e ações como estas evitam que os nossos produtores tenham que deixar a sua lavoura em busca de tratamento médico na cidade'', afirma ele.


A lógica dos atendimentos rurais está inserida à rede de atendimento urbana. Os casos que exigem mais cuidados são diretamente encaminhados ao sistema de saúde, que assim como acontece nos bairros, providencia o tratamento adequado ao produtor rural, seja por meio dos centros de saúde, da Fundação Hospitalar do Acre, ou mesmo para o Tratamento Fora de Domicílio, se for o caso. 


Até o dia 6 do próximo mês, a meta é alcançar cerca de mil famílias, de quinze comunidades rurais, com atendimento médico, dentista, enfermeiros e técnicos em saúde. Para Dário Gomes, presidente da Associação da Comunidade Cajazeiras, a população local fica muito agradecida sempre que chega uma nova equipe de saúde. ''Duas vezes por ano eles estão aqui e somos gratos porque além da saúde, também recebemos apoio ao tranporte de nossos produtos'', afirma.


Planejamento familiar, assistência à gestante e vacinação, análises para os casos de malária e de leishmaniose, exames preventivos de câncer de colo uterino e distribuição de preservativos também fazem parte dos serviços da Prefeitura de Rio Branco. O atendimento começou na quarta-feira pelas comunidades Barro Alto e Água e Preta.


Resley Saab
Assessoria/PMRB