Sem categoria

Curitiba: plenária dá arrancada na luta pelas reformas

No último sábado, dia 15, o PCdoB de Curitiba realizou sua plenária nacional, com a presença de cerca de 100 pessoas, entre elas dirigentes dos comitês municipais de Curitiba e da região metropolitana, lideranças sindicais, juvenis, comunitárias e de repr

O Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, Altamiro Borges (foto), fez a exposição inicial enfatizando a importância da luta por reformas estruturais. Segundo o dirigente, “o governo Lula garantiu inúmeros avanços, mas vive uma situação paradoxal, onde uma mídia conservadora e agressiva pauta os partidos de direita no Congresso – principalmente tucanos e “demos “–, apresentando uma agenda negativa para o país. É preciso reverter esse quadro”. O PCdoB, afirmou, apresenta uma proposta de seis reformas fundamentais para o Brasil, propondo uma nova agenda para o país”.


 


 
Reformas para avançar 
Para Altamiro Borges, “o quadro é favorável e permite que a esquerda avance. As reformas tributária, política, agrária, dos meios de comunicação, urbana e educacional abarcam anseios políticos e sociais. Os movimentos socais tem um papel fundamental nessa luta. É preciso vencer a fragmentação, o corporativismo”.



 
Já o presidente estadual do PCdoB e membro do Comitê Central, Milton Alves, assinalou “que o PCdoB apresenta uma agenda política para o Brasil, ampla e necessária, visando galvanizar as energias dos setores populares e democráticos”. Disse ainda que “temos que fazer a ligação da luta pelas reformas democráticas e as eleições de outubro”.



 
Inúmeras lideranças em seus pronunciamentos ressaltaram a necessidade de intensificar a luta por reformas democráticas. O membro da coordenação estadual da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Célio Neves, declarou “que os trabalhadores são os mais interessados nas reformas. Através das centrais e sindicatos, os trabalhadores devem abraçar a campanha e pautar no cotidiano do nosso trabalho as propostas apresentadas pelo partido”.



 
 A plenária de Curitiba também tratou de assuntos relacionados à estruturação partidária. Foram aprovadas medidas de ampliação da aquisição da carteira de militante, a realização do Curso Básico em Vídeo e a preparação das homenagens aos 86 anos de existência do PCdoB. Novas plenárias estão convocadas em diversas regiões do Paraná. A próxima ocorrerá no dia 29, em Londrina, norte do estado.