Ministra vai à China divulgar Brasil como destino turístico
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, estará na China entre os dias 20 e 28 de março para promover o Brasil como destino turístico. Também acompanhará os preparativos para os jogos olímpicos, tendo em vista o interesse do Brasil em se preparar para a C
Publicado 19/03/2008 15:53
No roteiro da viagem estão previstas reuniões com várias autoridades chinesas, como o vice-presidente da Administração Nacional de Turismo da China, Du Jiang; o vice-presidente Executivo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, Yang Shuan, e a vice-presidente Senior da Air China, Zhang Lan. A ministra também participará do Seminário de Promoção do Destino Brasil – Brazil: Get to Know and Become a Fan.
Antes e durante as Olimpíadas, o Ministério do Turismo realizará ações para divulgar o Brasil aos chineses. Serão seminários e rodadas de negócios com os operadores e agentes de viagens locais. Durante os jogos, será montada a Casa Brasil, um espaço com exposição de produtos brasileiros e criação de um ambiente para a realização de negócios.
Os principais desafios a serem enfrentados para atrair turistas chineses são a distância geográfica e a falta de material de divulgação em mandarim – língua oficial chinesa. Recentemente, a Embratur editou o Guia de Destinos Turísticos Brasileiros em mandarim para atender a este público. Além disso, as ações para atrair estes turistas serão focadas no gosto que os chineses têm pela natureza, pela música e pelas festas populares do Brasil, explica a ministra do Turismo, Marta Suplicy.
Aumento de turistas
O mercado de turismo emissivo chinês tem se caracterizado por apresentar um intenso crescimento nos últimos anos. O número de turistas saltou de nove milhões, em 1999, para 34,5 milhões em 2006, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Ainda de acordo com a OMT, a expectativa é que a China se torne o quarto país emissor de turistas em 2020, ficando atrás apenas de Alemanha, Japão e EUA.
Desde 2003, Brasil e China têm intensificado um processo de aproximação que já tem elevado o comércio entre os dois países em níveis históricos. Em novembro de 2004, os dois países assinaram o Memorando de Entendimento que inaugurou o intercâmbio turístico. Atualmente, 52 agências de viagens são credenciadas para trabalhar o mercado chinês. O acerto dessa iniciativa pode ser conferido no aumento significativo do fluxo de turistas chineses para cá. Mais que dobrou o número de visitantes de 2005 (18.017) para 2006 (37.656).
O Ministério do Turismo também deu início, em dezembro, a uma seleção de agências de turismo brasileiras interessadas em atuar na recepção de grupos de turistas chineses. O prazo para as agências enviarem a documentação solicitada se encerrou no dia 15 de fevereiro. O processo de seleção segue as exigências previstas no Memorando de Entendimento assinado com a Administração Nacional de Turismo (CNTA), e o resultado será divulgado em 28 de março.
Fonte: Ministério do Turismo