Números do próprio iG mostram elevada audiência de Amorim
O fechamento repentino do site Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, está rendendo um bom debate na blogosfera. O blog do jornalista Luiz Carlos Azenha publicou hoje informações que contradizem o argumento que o IG apresentou para j
Publicado 19/03/2008 17:55
Leandro Guedes trabalha há dez anos na internet. Toca o site Webmasters Online, que tem cerca de 250 mil visitantes únicos por mês e mais de um milhão de páginas vistas. Depois de analisar os números da audiência do site Conversa Afiada, divulgados pelo próprio IG, ele conclui: “Não se dispensa três milhões de páginas vistas por mês, ainda mais se o objetivo é o de fazer uma reestruturação.”
De acordo com os dados que estão no IG, em setembro de 2007 o site de Paulo Henrique Amorim teve 475.113 visitantes únicos e 3.295.935 páginas vistas, ou “impressões”.
Para fazer uma análise da relação-custo benefício, segundo Leandro, seria preciso ter em mãos dados que ele supõe sigilosos do contrato entre o IG e o jornalista.
Ainda assim, Leandro nota que o site Conversa Afiada era um dos puxadores de audiência do IG, aparecendo na propaganda institucional que a empresa mostra em monitores que, em São Paulo, estão espalhados em farmácias da rede Drogasil e no aeroporto de Congonhas, por exemplo.
Na internet, de acordo com Leandro Guedes, é impossível comparar conteúdos diferentes. Ele diz: “Com o tráfego em meu site consigo comercializar anúncios. Meu concorrente, o iMasters, foi atraído para o UOL. A audiência do iMasters é aproximadamente a mesma do Conversa Afiada. Do ponto-de-vista comercial não faz sentido dispensar alguém que tem quase meio milhão de visitantes únicos por mês.”
A internet ainda está engatinhando no Brasil. As estatísticas são múltiplas e disparatadas. Os critérios para vender anúncios na rede permanecem fluidos. Há três números que Leandro considera importantes: o de visitantes únicos, o de páginas vistas e o tempo que o internauta permanece no site. Quanto mais tempo alguém permanece em um site maior é a possibilidade de que ele veja os anúncios.
De acordo com os números do próprio IG, em setembro de 2007 cada leitor do Conversa Afiada viu em média quase 7 páginas. Considerando os leitores repetidos, ou seja, aqueles que entram no site mais de uma vez por dia, essa média cai, mas de qualquer forma é um número considerado razoável no mercado.
Para efeito de comparação, Leandro Guedes analisou outros sites hospedados no IG. O do Observatório da Imprensa, por exemplo, teve em novembro de 2007 um total de 181.745 visitantes únicos, com 504.221 páginas vistas. Isso significa que cada leitor viu de 2 a 3 páginas.
A diferença pode ser explicada pelo conteúdo de cada um dos sites: o Conversa Afiada tinha textos curtos. O Observatório da Imprensa, em geral, publica textos analíticos mais longos.
Baseado nos números do próprio IG, Leandro Guedes não descarta que o portal sofra, aqui ou ali, de problemas de audiência. Ele nota que o IG Esportes em novembro de 2007 teve 1.126.377 acessos únicos, um número considerável. Porém, os usuários só acessaram 5.630.041 páginas – ou seja de 3 a 5 páginas por leitor. Leandro lembra que as páginas de esportes em geral atraem um público bastante diversificado.
Quando desenvolvi este site com Leandro Guedes, desde o início nosso objetivo era agregar um pequeno número de leitores com alto tempo de permanência. Hoje existem duas versões do Viomundo no ar. A chamada 1.0 continua na Globo.com e, apesar de não ter tido atualizações nos últimos meses, ainda assim teve mais de 100 mil páginas vistas em fevereiro deste ano. Esta versão que você lê, a 2.0, ainda está em fase de testes e experimentações. Começou com audiência zero.
No mês passado, a permanência média dos leitores do Viomundo 2.0 foi de 7 minutos e 5 segundos, com cerca de 7 páginas vistas por pessoa. “Estamos começando, longe ainda de atingir os números do Conversa Afiada”, diz Leandro Guedes. Eu concordo plenamente, pois tenho acesso às mesmas estatísticas que ele.
Ainda que o site de Paulo Henrique Amorim não fosse atraente do ponto-de-vista comercial, Leandro estranha a forma como saiu do ar: “A internet é uma comunidade com algumas regras muito próprias. Como podem se expressar em seus comentários, os internautas costumam cobrar muito. Apagar um site conhecido como o Conversa Afiada sem dar qualquer satisfação antecipada aos leitores é, no mínimo, estranho.”
“Eu me sentiria censurado”, diz Leandro sobre a situação.
Fonte: Blog “Vi o Mundo”
Leia também:
Após demissão, PH Amorim anuncia novo endereço na internet