SINFEMP conquista mais 27% de reajuste para professores de Patos

Em reunião com o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, uma comissão do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região – SINFEMP, composta pelo presidente José Gonçalves e por membros da diretoria, discutiu no último dia 19, quarta-feira

Da segunda audiência com esta pauta saiu o acordo que prevê aumento de 27% retroativos a janeiro deste ano para os professores do município. No próximo pagamento os professores já receberão novo piso e as diferenças de janeiro e fevereiro serão quitadas em 15 de abril e 15 de maio.


 



Com a proposta de aumento o percentual de reajuste concedido aos professores desde 2005 chega a 82%. A diretoria do SINFEMP comemora mais essa vitória enquanto aguarda a reunião do próximo dia 02 de abril quando continuarão a discutir outros pontos da pauta de reivindicações que inclui o pagamento de precatórios, a construção do conjunto habitacional para os professores, a realização de concurso público, a aprovação de um novo plano de cargos e salários para o magistério municipal, como também de um novo estatuto para os servidores públicos municipais, ascensão funcional para os professores e pagamento de adicional noturno para os vigias entre outros.


 



Na reunião ficou decidido que o menor salário pago aos professores, especialmente aos contratados, não será menor que o mínimo nacional. O prefeito explicou que mais uma vez apresentou de maneira transparente números das receitas municipais, mostrando o quanto a Prefeitura poderia conceder de aumento aos professores. ''Foi o máximo que podemos chegar em se tratando de contraproposta para o reajuste dos professores'', comentou.


 



Ainda comentando sobre a reunião Nabor exaltou a organização dos professores, a luta que eles têm empreendido por melhores salários, bem como melhores condições de trabalho, sempre mantendo um canal de respeito e diálogo com a Prefeitura.


 



Por sua vez o presidente do sindicato elogiou a conduta do gestor municipal no trato com o funcionalismo público. ''O Governo Nabor em todas as negociações com o sindicato até hoje, tem respondido as nossas solicitações de forma transparente, especialmente os balancetes, as folhas de pagamento dos profissionais do magistério, inclusive os contratados, facilitando assim a negociação” disse José Gonçalves.


 



O SINFEMP


 


 


Respeitado como um dos maiores e mais ativos sindicatos do estado o SINFEMP conta em seus quadros pouco mais de 4 mil filiados compreendendo uma região de 21 municípios. Na vanguarda do movimento sindical paraibano decidiu no último mês de novembro desfiliar-se da Central Única dos Trabalhadores – CUT e ingressar na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, mudança avaliada como positiva por toda a diretoria. 


 


Com agências


Ana Cristina Santos