Sem categoria

Ato comemora filiação de vários sindicatos do RN à CTB

Na proxima quarta-feira, 2 de abril, ás 15h, os presidentes do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro), Marcio Dias, do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios (Sintect-RN), Moacir Soares, do Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitur

Depois de 29 assembléias distribuídas entre os locais de trabalho, nas bases dos trabalhadores da Petrobras, aprovaram por maioria pela desfiliação da CUT e filiação ao CTB. A proposta de filiação a CTB foi referendada por 76,9% dos votos, onde 7,1 se abstiveram e 13,4% votaram pela manutenção da filiação a CUT.


 


Primeiramente a proposta foi aprovada pela ampla maioria da diretoria do Sindipetro-RN. Ao final do processo a categoria debateu com profundidade e aprovou a proposta da direção do sindicato. Participaram das assembléias 938 petroleiros.
Segundo Marcio Dias, presidente do sindicato, “há tempos a categoria se queixava do atrelamento exarcebado da CUT ao governo, da sua perda de independência e de combatividade. O que aconteceu agora, a desfiliação, foi um processo natural e em conseqüência da dinâmica da vida sindical, do movimento histórico”.


 


O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios também realizou duas assembléias simultâneas em Natal e Mossoró com a participação de 115 trabalhadores onde 104 trabalhadores aproaram pela desfiliação da CUT e filiação a CTB, com mais de 95% de aprovação, atestando a liderança e representatividade que os dirigentes sindicais classistas tem no Rio Grande do Norte.


 


No final de semana, dias 4 e 5 de abril, acontecerá o Encontro Estadual de Fundação Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RN), no auditório do Sesc/Centro.


 


A Central Sindical está sendo fundada no estado por um conjunto de lideranças sindicais. Além dos sindicatos já citados, os dirigentes do Sinte-RN, as regionais de São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Caico, Apodi, Santa Cruz; do Sindagua/RN; com lideranças bancárias; e um numero considerável de sindicatos de trabalhadores rurais, liderados pelo vice-presidente da Fetarn, Zé Ferreira. A expectativa é reunir 300 delegados e militantes do movimento sindical do estado.
 


Agora esses Sindicatos e outros vão lutar para que os trabalhadores sejam novamente protagonistas das grandes transformações que o Brasil precisa. Uma central como a CTB tem condições de executar, ao lado de outras foras políticas e centrais.


 


Fonte: Vermelho-RN