Ato comemora filiação de vários sindicatos do RN à CTB
Na proxima quarta-feira, 2 de abril, ás 15h, os presidentes do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro), Marcio Dias, do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios (Sintect-RN), Moacir Soares, do Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitur
Publicado 31/03/2008 20:20
Depois de 29 assembléias distribuídas entre os locais de trabalho, nas bases dos trabalhadores da Petrobras, aprovaram por maioria pela desfiliação da CUT e filiação ao CTB. A proposta de filiação a CTB foi referendada por 76,9% dos votos, onde 7,1 se abstiveram e 13,4% votaram pela manutenção da filiação a CUT.
Primeiramente a proposta foi aprovada pela ampla maioria da diretoria do Sindipetro-RN. Ao final do processo a categoria debateu com profundidade e aprovou a proposta da direção do sindicato. Participaram das assembléias 938 petroleiros.
Segundo Marcio Dias, presidente do sindicato, “há tempos a categoria se queixava do atrelamento exarcebado da CUT ao governo, da sua perda de independência e de combatividade. O que aconteceu agora, a desfiliação, foi um processo natural e em conseqüência da dinâmica da vida sindical, do movimento histórico”.
O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios também realizou duas assembléias simultâneas em Natal e Mossoró com a participação de 115 trabalhadores onde 104 trabalhadores aproaram pela desfiliação da CUT e filiação a CTB, com mais de 95% de aprovação, atestando a liderança e representatividade que os dirigentes sindicais classistas tem no Rio Grande do Norte.
No final de semana, dias 4 e 5 de abril, acontecerá o Encontro Estadual de Fundação Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RN), no auditório do Sesc/Centro.
A Central Sindical está sendo fundada no estado por um conjunto de lideranças sindicais. Além dos sindicatos já citados, os dirigentes do Sinte-RN, as regionais de São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Caico, Apodi, Santa Cruz; do Sindagua/RN; com lideranças bancárias; e um numero considerável de sindicatos de trabalhadores rurais, liderados pelo vice-presidente da Fetarn, Zé Ferreira. A expectativa é reunir 300 delegados e militantes do movimento sindical do estado.
Agora esses Sindicatos e outros vão lutar para que os trabalhadores sejam novamente protagonistas das grandes transformações que o Brasil precisa. Uma central como a CTB tem condições de executar, ao lado de outras foras políticas e centrais.
Fonte: Vermelho-RN