Defensor público João Ricardo destaca 86 anos atuação do PCdoB

''O PCdoB, apesar de ser forçado a atuar na clandestinidade por causa dos regimes de exceção, nunca deixou de participar ativamente da vida política do País, organizando seus trabalhadores e o povo em geral, mostrando para a sociedade qual o caminho a seg

A observação é do defensor publico João Ricardo – presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ce) – ao destacar os 86 anos do Partido Comunista do Brasil. Durante esses anos, o Brasil viveu duas ditaduras: a de Vargas e o Regime Militar de 31 de março de 1964.


 


Para superar as adversidades, o Partido sempre priorizou a organização das camadas sociais, objetivando assegurar um sistema democrático duradouro no Brasil. ''Onde os comunistas possam atuar com mais liberdade visando a construção do socialismo'', afirmou acrescentando que, para isso, também procura se aliar com as correntes democráticas e progressistas. A história do PCdoB, na opinião de João Ricardo, é tão rica e coerente que pessoas não comunistas, hoje, comparecem às atividades e saúdam o Partido por sua atuação.



João Ricardo entende que, por sua coerência com governos democráticos, o PCdoB está correto em defender e participar da administração Luizianne Lins (PT), de Fortaleza; Cid Gomes (PSB), Estado do Ceará; e Lula, presidente da República. O defensor analisa que, atualmente, só as forças mais atrasadas da sociedade fazem oposição sobretudo a Luizianne e a Lula.


 


Unidade – O PCdoB é um partido que, se por um lado é o mais antigo do Brasil, por outro lado é o mais jovem em termos de idéias. ''É um partido que está sempre procurando encarar cada etapa do momento brasileiro de uma forma frontal, discutindo os problemas nacionais e observando as contradições da estrutura capitalista'', disse. O Partido tem se mostrado disposto a fazer alianças políticas, mas que também quer disputar espaços próprios para crescer, buscando a unidade das forças progressistas para combater as forças reacionárias.


 



O papel do PCdoB é atuar visando solidificar algumas posições políticas, no comando dos governos, atualmente, mas manter seu foco de luta pelo socialismo. Para isso, é de fundamental importância a hegemonia das forças democráticas e progressistas. ''O Partido tem crescido e vai continuar crescendo, e mantendo seu compromisso com a ética'', disse. No Ceará, o Partido possui uma vereadora em Fortaleza, Eliana Gomes; cinco prefeitos; dois deputados estaduais, um deles licenciado para ocupar a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (João Ananias e Lula Morais); o deputado federal Chico Lopes e o senador Inácio Arruda.
 


 


 


De Fortaleza,


Iran Soares