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Edmilson Valentim defende investimentos para indústria naval

O transporte marítimo é vital para o desenvolvimento e soberania do País, visto que a capacidade de produzir navios e ter frota própria é considerada, internacionalmente, uma necessidade estratégica. A análise foi feita pelo deputado Edmilson Valentim (PC

O lançamento será realizado no próximo dia 23 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Para o parlamentar, “o soerguimento dessa indústria significa o reingresso do Brasil no mercado mundial, que movimenta a cada ano algo em torno de US$70 bilhões”, lembrando que a indústria brasileira de construção de grandes navios já foi a segunda maior do mundo, gerando mais de 40 mil empregos e exportando para a Inglaterra, França, Alemanha, Grécia e Estados Unidos.


    
De acordo com Edmilson, apesar de nos últimos anos o setor naval brasileiro ter recebido um aporte financeiro importante com a construção de embarcações para transporte de petróleo e derivados e com a previsão para os próximos anos da construção de mais de 50 navios, mesmo assim o país ainda terá uma frota de cabotagem (transporte de mercadorias ao longo da costa brasileira) bem inferior à necessária.
    


Segundo dados da Transpetro, empresa de transporte e logística do sistema Petrobrás, o transporte marítimo tem um grande peso no comércio internacional, respondendo por cerca de 80% das transações entre os países. No Brasil, esse percentual é ainda maior, 95% de nosso comércio com outros países é feito por mar – o que justifica maior investimento no setor.
    


O transporte marítimo serve também como uma excelente alternativa ao transporte rodoviário, caracterizado por estradas deficientes, freqüentes roubos de carga, pedágio caro, maior gasto de combustível e mais poluição ambiental.
    


Afretamentos



Segundo Edmilson, os gastos com afretamentos (aluguel de navios para transporte de mercadores e petróleo) vêm crescendo a cada ano no Brasil, e não há dúvida de que estes custos afetam diretamente nossa competitividade econômica. Em 2006, foram US$2,3 bilhões, alta de 27,7% em relação a 2005, quando o total foi de US$1,8 bilhão.
    


Ele reconhece que o governo federal vem investindo na reestruturação do setor naval, liberando recursos do Fundo da Marinha Mercante para o financiamento de novas embarcações. Somente a Transpetro já encomendou a construção de 23 embarcações para transporte de petróleo e derivados.
  
  
Mas ainda existem muitos os gargalos deste setor. “Para podermos competir internacionalmente, é preciso criar condições de modernização, automatização, aumento da capacidade de içamento e transporte horizontal dos estaleiros de construção. Precisamos criar mecanismos para que a indústria de reparos se modernize, para que os reparos não tenham que ser realizados no exterior, encarecendo os serviços”, destacou.



O parlamentar comunista ressalta “a necessidade de retornar ao problema das garantias, pois a inexistência deste mecanismo tem levado à desnacionalização dos estaleiros e armadores”. Ele avalia que existe também uma falta crônica de engenheiros e metalúrgicos. O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP) vem buscando solução para o problema, “mas ainda necessitam mais ações para se conseguir uma solução sistêmica”, declarou.
    


Esses e outros problemas serão o foco da Frente Parlamentar a ser criada. “Estamos no início do processo de retomada deste setor, indispensável para o nosso crescimento econômico. Nosso compromisso é criar mecanismos de enraizamento para que o desenvolvimento seja permanente”, finalizou o deputado.



De Brasília
Djenane Pimentel
Colaborou Márcia Xavier