Hoje acontece o Encontro de Fundaçao da CTB/RN

Hoje e amanhã acontece o Encontro Estadual de Fundação Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/RN, seção do Rio Grande do Norte, no auditório do SESC/Centro. A Central Sindical está sendo fundada no estado por um conjunto de lideranças s

Na manhã de hoje a CTB promoveu um café da manhã com as centrais sindicais Força Sindical, NCST e UGT onde apresentou plano estadual da Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho Sem Redução de Salários, momento também que abriu sua sede estadual para o movimento sindical e popular.
O Encontro também serviu para que as centrais sindicais debatessem a necessidade da construção de um fórum intercentrais que dê unidade nas reivindicações e mobilizações dos sindicatos e trabalhadores. Para Divanilton Pereira , ‘A CTB se propõe ser a liga que unificará os atos do 1° de maio no Rio Grande do Norte e a Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho’. Já Joaquim Meneses, presidente estadual da NCST, defende que a campanha pela redução da jornada atue esclarecendo mais o trabalhador que não terá o salário diminuído. Falaram no ato também o presidente da Força sindical, Antonio Beato, e da UGT, Amaro, que defenderam também a unidade das centrais contra a exploração do empresários e os vacilos do governo. O Café da manhã contou ainda com a presença de representantes sindicais de várias categorias e do movimento popular como a FECEB/CONAM, onde também ficou acertada a rearticulação da Coordenação de Movimentos Sociais – CMS.



Na quarta-feira os presidentes do Sindicato dos Petroleiros do RN – Marcio Dias, do SINTECT/RN (Sindicatos dos Trabalhadores nos Correios) – Moacir Soares, do SINTSERP (Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura de Parnamirim) – Jocelin Bezerra, do SindCostureiras – Maria dos Navegantes e do SindCalçados – Marcones Marinho, assinaram a ficha de filiação à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB num ato coletivo.



Hoje às 19 horas, ocorrerá o ato político de abertura do Encontro Estadual, no auditório do SESC/Centro, com a presença do presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Tesoureiro Adjunto da CTB Nacional, Eduardo Navarro, alem de lideranças sindicais e políticas do estado. O evento também proporcionará o lançamento do livro Coletânea com a Carta de Princípios, o Plano Nacional de Lutas e os Estatutos da CTB Nacional, aprovados num congresso nacional realizado no final do ano passado.



No segundo dia de encontro, será apresentada a tese-guia para o debate, a discursão e aprovação do Plano Estadual de Lutas; e a eleição do presidente estadual da central e sua diretoria.



Para João Oliveira, Coordenador Geral do Sinte/RN e um dos organizadores do evento, ‘faltava, no movimento sindical brasileiro, uma central sindical com características classistas. A CTB se propõe representar esses interesses.’



De Natal, Jan Varela.