Bahia terá delegação na Conferência Mundial da Paz
A Bahia está confirmada na Conferência Mundial da Paz e na Assembléia do Conselho Mundial da Paz que acontecem de amanhã (08/04) até o dia 13, em Caracas, na Venezuela. A delegação baiana é composta pelo deputado estadual Javier Alfaya, por representantes
Publicado 07/04/2008 19:11 | Editado 04/03/2020 16:21
Esta será a primeira vez que a Conferência Mundial da Paz será realizado na América do Sul. O Cebrapaz organizou, em conjunto com as demais entidades do movimento social, encontros estaduais preparatórios para promover o debate a respeito dos temas da conferência, mobilizar e construir coletivamente as opiniões que a delegação brasileira vai apresentar em Caracas. “A presença do Brasil é muito importante, por ser o maior país da América Latina, além de se destacar por um defensor da paz em todo. Por isso, estamos mobilizados para que o país esteja presente com grande força nesta Conferência”, declarou Antonio Barreto do Cebrapaz.
O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Paz (CMP), que tem uma longa história de lutas em prol da paz no mundo. O CMP é um movimento internacional de massas, de caráter antiimperialista, democrático e independente. Suas origens remetem ao final da Segunda Guerra Mundial, quando diversos intelectuais, artistas, cientistas e militantes da luta pela paz, como Juan Marinelo, Pablo Picasso, Graciliano Ramos, entre outros, organizaram o Congresso Mundial dos Partidários da Paz, realizado em Paris, em abril de 1949. Entre os princípios do CMP se destacam a luta contra as agressões que o imperialismo perpetra contra os povos do mundo, a luta por justiça, por desenvolvimento econômico e social, contra o colonialismo, em defesa da soberania e da autodeterminação dos povos. O Cebrapaz é o representante do CMP no Brasil.
Confira a programação das atividades do Conselho Mundial da Paz em Caracas
Terça-feira – 08/04 – Reunião do Comitê Executivo do Conselho Mundial da Paz (CMP)
Quarta- feira – 09/04 – Abertura da Assembléia do Conselho Mundial da Paz.
Quinta-feira -10/04 – Reuniões Regionais do CMP (manhã).
Plenária Final da Assembléia do CMP (tarde)
Sexta-feira – 11/04 – Abertura da Conferência Mundial pela Paz.
Temas em debate:
Conferência 1: A militarização das Relações Internacionais.
Conferência 2: Estratégias dos povos na luta pela paz.
Sábado-12/04 – Continuação da Conferência Mundial da Paz
Temas em debate:
Conferência 3: A luta pela Paz em Defesa dos Direitos.
Conferência 4: A luta pelo Desenvolvimento e a luta Antiimperialista.
Domingo-13 /04 – Dia da Luta Antiimperialista: Encerramento das atividades do Conselho Mundial da Paz – Participação nas atividades em comemoração à derrota do golpe na Venezuela.
De Salvador,
Eliane Costa