Passé recebe ambulâncias do SAMU e Farmácia Popular
O Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, foi comemorado de uma maneira especial em São Sebastião do Passé, município da Região Metropolitana de Salvador, com aproximadamente 40 mil habitantes. A prefeita Tânia Portugal (PCdoB) e o secretário de Saúde da B
Publicado 07/04/2008 21:11 | Editado 04/03/2020 16:21
O governador Jacques Wagner era esperado no evento, mas, atendendo a uma convocação de urgência do presidente Lula, viajou a Brasília para participar de uma reunião com outros sete governadores da região Nordeste.
O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla falou, durante o seu discurso sobre o SAMU e a Farmácia Popular. “Esses dois projetos têm duas semelhanças, a primeira é que ambos são inovações implantadas pelo governo Lula e a segunda é que os dois não tiveram o apoio do governo do estado na gestão passada”. Solla também fez questão de destacar a importância do governo federal na implantação dos programas. ''Quando o presidente Lula assumiu, apenas 13 municípios no Brasil tinham serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, hoje, 90 milhões de brasileiros têm acesso a esse serviço'', afirmou.
Apoio estadual e federal
Em muitos discursos parlamentares e representantes do Poder Executivo elogiaram a nova fase que vive o município de São Sebastião do Passé, principalmente no que toca à boa relação da atual gestão com o governo de Jacques Wagner e do presidente Lula. Segundo a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) ''esta é a primeira vez na história de São Sebastião do Passé que o município tem o apoio pleno dos governos estadual e federal''. O deputado estadual Edson Pimenta (PCdoB) aproveitou para falar sobre as mazelas deixadas por gestões anteriores e para lembrar que uma medida recente do governador, fruto de um projeto do próprio deputado, contribui para a implementação dos programas no município. ''Está é a primeira conquista que São Sebastião do Passe colhe depois da decisão histórica do governador Jacques Wagner de incluir o município na Região Metropolitana de Salvador'', afirmou.
Modelo vitorioso de gestão
Muito emocionada, a prefeita Tânia Portugal (PCdoB), destacou que as realizações da sua gestão são, antes de qualquer coisa, a realização de um sonho pessoal. ''Como filha dessa terra, eu sempre sonhei com uma cidade mais justa, mais humana e mais igual, agora posso dizer que contribuo para isso'', afirmou. A prefeita também destacou o modelo de gestão que está sendo implantado. ''São Sebastião do Passé está iniciando uma nova era, uma era marcada pelo jeito do PCdoB de governar, um jeito de governar acima de tudo buscando uma cidade mais humana''.
Novos equipamentos hospitalares e geração de emprego
Além do SAMU, da Farmácia Popular e do programa Medicamento em Casa, a prefeita aproveitou a oportunidade para anunciar a aprovação, por parte da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, de verbas para que sejam adquiridos novos equipamentos para o Hospital Municipal Albino Leitão – entre eles incubadoras, máquinas de raio-x e aparelhos de ressuscitação em caso de parada cardíaca. Segundo ela, a prefeitura associará os programas implantadas a ações em outras áreas. ''A saúde e a educação são importantes, mas esse município também precisa gerar trabalho e renda para a sua população e nós trabalharemos para isso''.
De São Sebastião do Passé,
Rodrigo Rangel Jr.