Limpeza da Lagoa do Papicu inicia com plantio de árvores

A Prefeitura de Fortaleza inicia nesta quita-feira (10), a partir das 9h, a dragagem da Lagoa do Papicu (Rua Desembargador Lauro Nogueira) e o plantio de 50 árvores adultas na Área de Proteção Ambiental do manancial.

A dragagem consistirá na retirada da matéria orgânica sedimentada no fundo da Lagoa, somada a resíduos sólidos agregados que compõem o material que precisa ser retirado para restabelecer a condição original do manancial. Durante a última semana, foram realizadas retirada dos aguapés, liberando o espelho d'água, escavação da base do muro de proteção e limpeza do entorno do corpo hídrico.


 


A ação será realizada através da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Secretaria Executiva Regional (SER) II, Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e de Infra-Estrutura (Seinf) e Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. Ação contará ainda com a participação de delegados do Orçamento Participativo (OP).


 


Desde terça-feira (8), a Area de Proteção Ambiental do local está sendo desocupada, atendendo ao mandato expedido pelo juiz de Direito da 3ª Vara da Fazenda Pública, Martônio Pontes. Segundo a ordem judicial, todas as edificações não cadastradas pela Prefeitura devem ser retiradas. A equipe social da Habitafor registrou no local 195 ocupações irregulares. Na terça-feira, 62 barracos desocupados foram retirados e, durante a manhã de quarta-feira (9), a Prefeitura acordou com 19 famílias, afastamento pacífico. Elas fizeram opção por abrigo solidário ou ajuda de custo.


 


As negociações prosseguem. Vale salientar que, mesmo sendo irregulares, as ocupações estão sendo demolidas após acordo consagrado entre a Prefeitura e as famílias ocupantes.  Além da equipe social composta por cerca de 30 assistentes sociais, aproximadamente 150 homens trabalham no local, além de caçambas, retroescavadeira, pá mecânica e caminhões.


 


Habitação e Urbanização


Já as famílias cadastradas serão beneficiadas, através de R$ 14 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com 488 novas moradias e 134 melhorias habitacionais. Além disso, as famílias receberão o benefício de 612 ações de regularização fundiáriaalém de equipamentos comunitários, como calçadões, canteiros arborizados, quadra de futsal, campo de futebol e pista de skate.


 


 


Fonte: Habitafor