PCdoB Minas realiza encontro Partido e Juventude
A secretaria estadual de juventude do Partido Comunista do Brasil de Minas Gerais realizará neste sábado (12) o primeiro encontro metropolitano ''Partido e Juventude'', em Belo Horizonte. O evento faz parte da program
Publicado 10/04/2008 17:45 | Editado 04/03/2020 16:52
O secretário estadual de juventude e coordenador do encontro, Richard Romano, diz que o encontro será um importante espaço para o debate sobre o trabalho do partido nesta frente de atuação. Há anos o Partido Comunista do Brasil dá ao trabalho de juventude uma prioridade no seu acompanhamento. Vários quadros destacados da história do PCdoB tiveram nas organizações de juventude sua porta de entrada para a luta do socialismo.
Para Patrícia Nogueira, presidente da UJS de Minas Gerais, discutir o trabalho de juventude é garantir a oxigenação e o fortalecimento do partido no futuro. “A militância jovem do partido hoje é a direção do partido de amanhã, nos comunistas temos que nos preocupar com o nosso trabalho de juventude não como um problema do agora, mas como a solução do futuro,” afirma Patrícia.
Richard diz que é esperada a participação de mais de 20 cidades. O secretário afirma que a convocação está sendo feita não apenas para os quadros jovens e secretários, mas também para todo o coletivo dirigente do partido. “A intenção é envolver o máximo de pessoas nas discussões do encontro e na formulação de seus documentos. O PCdoB tem esta característica, quando discutimos uma questão, não limitamos seu debate, ampliamos para todo o partido. O seminário sobre a questão da mulher, teve a participação de toda militância, de toda a direção. Tudo discutido nas frentes de atuação do partido é do interesse de todo o partido, além de não ser um debate qualquer, há anos a atuação dos comunistas na juventude é uma das nossas ações mais destacadas, por isso deve ser debatido com seriedade e encarado como prioridade”, afirma o dirigente.
Quadros politicos da juventude
Vários quadros destacados do PCdoB iniciaram sua militância no trabalho juvenil. É o caso de Carlos Danielli, destacado dirigente comunista que militou na UJC na década de 40. A deputada Federal Manuela D´avila, fenômeno eleitoral no Rio Grande do Sul, e hoje uma das líderes na corrida pela prefeitura de Porto Alegre, teve na UJS o seu primeiro contato com o partido comunista.
As organizações de juventude do PC do Brasil sofreram várias mutações, mudaram de nome, de sigla e evoluíram. E todo o acúmulo de anos de atuação na luta da juventude foi transferida para a União da Juventude Socialista, organização pensada por João Amazonas, um dos maiores quadros comunistas da história do Brasil.
Foi Amazonas o pensador de uma organização mais ampla, mais representativa e que teria a cara da juventude e todas as suas características. Não surgia uma juventude partidária, nascia uma organização para a juventude.
UJS: juventude com a nossa cara
A UJS surge na década de 80, reformula-se nos anos 90 e se consolida como uma das maiores entidades organizadas de juventude do Brasil. Com mais de cem mil jovens filiados por todo Brasil, a UJS está presente em todos os estados da federação e tem em Minas um dos mais importantes focos de seu trabalho.
O socialismo é a opção natural da juventude, que tem no PCdoB um caminho mais certo, um instrumento para sua luta. Por isso o nosso partido traz a cada dia mais e mais jovens para sua fileiras. Jovens trazidos nas mais diferentes lutas e frentes de atuação, e que não são militantes do movimento estudantil e às vezes nem mesmo da UJS.
TOME NOTA:
O que? Encontro Estadual Partido e Juventude
Onde?: SIMPRO-MG, Coronel Jaime Gomes, 198, Floresta. Belo Horizonte
Quando? 12 de abril (sábado)
Horário: 9 horas da manhã
Para participar do encontro é só entrar em contato com a secretaria estadual de juventude – (31)3214-0068 – (31) 9847-5214
De Belo Horizonte,
Pedro Leão