Sem categoria

Farc: morte de Reyes causou fracasso de missão francesa

Iván Márquez, um dos membros da direção das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), afirmou que a morte de Raúl Reyes (porta-voz do grupo executado em 1º de março pelo governo colombiano) foi o principal motivo do fracasso da missão médica fran

Em entrevista à Agência Bolivariana de Notícias (feita em 8 de abril e publicada nesta terça-feira, 15), Márquez explicou que a ruptura das negociações lideradas por Reyes com a França, após o ataque de tropas militares da Colômbia a um acampamento guerrilheiro no Equador, impediu que se concretizasse com sucesso a visita da missão médica enviada recentemente por Sarkozy para atender a franco-colombiana.



Segundo o guerrilheiro, as Farc haviam designado Reyes “para falar com a delegação do governo francês” e sua morte é o motivo pelo qual a França “não pôde contatar as Farc”. “Por essa conseqüência fatal do ataque astuto [da Colômbia], hoje não existe um interlocutor das Farc para tal efeito”, disse Márquez, lamentando-se da morte do companheiro e também de Iván Ríos (em 7 de março).



“Foi um golpe muito duro e nos estremeceu até a alma. Tratava-se de dois comandantes muito valiosos, como são todos os que combatem pela causa dos pobres e da terra”, disse Márquez.
 


Fonte: Ansa Latina