Sem categoria

Novos programas da Globo reforçam 'Q' de queda no Ibope

Os novos programas da Globo estão preocupando a cúpula da rede, que teria discutido o assunto em reunião nesta segunda-feira (15) à tarde. Nenhuma das três novas atrações registrou em suas duas primeiras semanas mais audiência do que os programas que eram

Neste ano, a Globo estreou a programação em 31 de março. No ano passado, foi em 9 de abril. A média de TVs ligadas nas duas quinzenas foi idêntica: 62% no horário nobre (18h/22h).
 


O caso mais grave é de Casos e Acasos. Com 18,2 pontos de média (só 0,1 a mais que a Record), tem desempenho 24% inferior ao de Linha Direta (23,8). Já Dicas de um Sedutor (17,6 pontos) derrubou em 13% a segunda linha de shows das sextas. Faça Sua História, com 19,4, é só 3% inferior a Sob Nova Direção (20,0). Nem Toma Lá, Dá Cá (25,4), que não é inédito, conseguiu superar A Diarista (26,8), cancelado por falta de ibope.


 


Toda a audiência perdida pela Globo no horário de Casos e Acasos migrou para a Record. A rede de Edir Macedo cresceu de 10 para 18,1 pontos (também tirou audiência do SBT).


 


A culpa não é só de Casos e Acasos. A Grande Família, apresentada antes, caiu 16% (de 37,7 pontos para 31,5). Mas Casseta & Planeta e Globo Repórter cresceram em relação a 2007. Na média das 18h às 23h, a Globo caiu 1,8 ponto.


 


A Record, que voltou a bater a Globo no Ibope matinal na segunda, conseguiu pela terceira vez neste mês ter mais da metade da audiência da concorrente na média de um dia inteiro. Das 7h às 24h, ficou com 11 pontos, contra 19 da Globo.


 


O ''Q'' de ''queda''


 


Desde segunda-feira (14), a Record está se referindo à Globo, em seus comunicados sobre vitórias no Ibope, como emissora Q. Antes, era G. Como se sabe, Q, para a Record, é de ''queda''.


 


O ex-diretor do Domingão do Faustão, o jornalista Alberto Luchetti também publicou  na segunda (14), no site Adnews, artigo em que destrói a propaganda do Q da Globo. Ele aponta redundância na expressão ''pequeno detalhe'', dita por Marco Nanini.


 


''É uma pena que ex-funcionário da TV Globo, quando se refere à emissora, não consiga esconder seu ressentimento gratuito'', respondeu a Central Globo de Comunicação.


 


Na segunda, a coluna Outro Canal da Folha informou que a Record voltou a liderar o Ibope de São Paulo durante boa parte de um dia. Ficou à frente da Globo das 8h07 às 15h27 da última sexta-feira (11), segundo dados preliminares. Ainda de acordo com o colunista Daniel Castro, na semana anterior, a Record também venceu a Globo nessa faixa de horário.