Parlamentares apóiam manifestação contra alta dos juros
Diversos parlamentares e líderes sindicais deram apoio nesta quarta (16) ao movimento dos estudantes, liderados pela UNE e UBES, contra as altas taxas de juros no país. Reunidos em frente ao Banco Central, no Setor Bancário Sul de Brasília, os manifest
Publicado 16/04/2008 15:43
''Temos entendimento que esta postura prejudica o país, sobretudo a aplicação do projeto de desenvolvimento com distribuição de renda. Essa não é uma posição nossa, dos estudantes ou das centrais sindicais, mas de todos aqueles que trabalham e produzem no país, que entendem que não podemos continuar canalizando nossos recursos para meia dúzia de banqueiros e do capital financeiro'', discursou a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que esteve logo pela manhã no ato estudantil ao lado da líder do partido na Câmara, Jô Moraes (MG)
Thiago Mayworm, diretor da União Brasileira de Estudantes Secundarista (UBES), explicou que existe uma ligação entre os juros altos e o bebedouro que não funciona, as carteiras quebradas, os professores mal remunerados, que repercute na qualidade de ensino.
A taxa atual, de 11,25% ao ano, é considerada uma das mais altas do mundo. Esse é outro argumento usado pelo estudantes. Luciana Lopes, da União da Juventude Socialista (UJS), que também participou do evento, lembrou que a taxa alta só favorece os especuladores, ao mesmo tempo que representa corte nos investimentos nas áreas sociais, como educação e saúde.
De Brasília
Iram Alfaia