Petrobras planeja elevar investimentos no Brasil
A onda de novas descobertas de acumulações de hidrocarbonetos no litoral do Brasil, principalmente na faixa do pré-sal, pode levar a Petrobras a rever investimentos no país e, eventualmente, destinar mais recursos para suas operações brasileiras. De acord
Publicado 16/04/2008 10:11
“Como tem recursos críticos sendo demandados mundialmente, a Petrobras tem que fazer uma avaliação e ver onde vai aplicá-los”, ressaltou Zelada, durante entrevista coletiva. Pelo plano de investimentos da empresa, haverá investimentos de US$ 15 bilhões na área internacional entre 2008 e 2012, dos quais 70% em Exploração e Produção e outros 25% em refino.
Zelada evitou fazer comentários sobre o potencial do bloco BM-S-9, situado na bacia de Santos e deixou claro que a Petrobras só se manifesta sobre as reservas e potenciais dos campos exploratórios após “algum resultado já concreto”.
Além da valorização das ações da Petrobras, as ações das parceiras da estatal na Bacia de Santos também subiram. As ações da portuguesa Galp Energia subiram 7,93% na Bolsa de Lisboa, enquanto a alta da Repsol-YPF foi de 9,28% na Bolsa de Madri, e as ações da Shell subiram 0,91% em Amsterdã.
Fonte: Valor Econômico