Relator da ONU quer investigação internacional sobre 11/9
O professor Richard Falk, relator especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU, solicitou esta semana a criação de uma comissão investigadora internacional sobre o papel dos neoconservadores nos ataque de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
Publicado 16/04/2008 12:11
Em 26 de março deste ano, Richard Falk, professor emérito de Direito Internacional na Universidade de Princeton, foi eleito por unanimidade para exercer um mandato de 6 anos como relator especial sobre a situação dos direitos humanos nos territórios palestinos, cargo anteriormente exercido pelo professor John Dugard.
Richard Falk é o autor do prefácio da edição americana do livro New Pearl Harbor, do acadêmico David Ray Griffin, considerado como o mais importante estudo de referência no que se refere à polêmica sobre o 11 de setembro.
Em 2002, o intelectual francês Thierry Meyssan lançou a idéia da realização de uma investigação internacional durante as reuniões da Liga Árabe e do Conselho de Cooperação do Golfo, mas os Estados Unidos se opuseram duramente à discussão do tema no seio da Assembléia Geral da ONU.
Em reação às declarações de Richard Falk, o embaixador adjunto de Israel na ONU, Daniel Carmon, colocou em dúvida a capacidade do novo relator especial e anunciou que Tel Avive não permitirá sua entrada em território israelense.