Sem categoria

ANPG quer reajuste de 20% nas bolsas de mestrado e doutorado

A Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) em conjunto com todas as Associações de Pós-graduandos (APG’s) do País, lançou uma nota nesta quinta-feira (17) com o objetivo de tornar “público externar a mais veemente insatisfação para com a conduta da Ca

O presidente Lula havia prometido, em reunião do “PAC” da Ciência no ano passado, o aumento de 20% ,a partir de 1º de março, nas bolsas de mestrado e doutorado da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o que não aconteceu até o momento.


 


A assessoria de comunicação do CNPq afirmou que o reajuste foi confirmado esta quarta-feira (9) pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, mas o órgão não sabe a partir de quando.


 


Leia a nota da ANPG na íntegra:


 



São Paulo, 17 de Abril de 2008.


 


Carta à comunidade científica


 


A Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), em conjunto com todas as Associações de Pós-graduandos (APG’s), vem a público externar a mais veemente insatisfação para com a conduta da Capes e do CNPq em relação aos seus bolsistas de pós-graduação.


 


O fato mais recente foi o não-cumprimento de um compromisso assumido publicamente por essas agências, partindo de suas livres e espontâneas iniciativas, de reajustar o valor das bolsas de pós-graduação em 20%. Tais anúncios divulgados para milhares de pós-graduandos que, por acreditarem nas palavras das instituições, se programaram desde então seguros de que a partir de março teriam esse adicional.


 


O desconforto aumentou ainda mais quando a Capes só informou oficialmente o rompimento de sua promessa nas vésperas do depósito das referidas bolsas, causando incalculáveis transtornos à vida de um sem-número de pós-graduandos. O CNPq nem isso fez. Hoje, o cenário que temos são pós-graduandos inseguros em relação à continuidade de seus cursos de idiomas iniciados, congressos programados, livros adquiridos e tantos outros investimentos feitos a partir dessas promessas.


 


Tanto pior para os bolsistas da Capes, que há um bom tempo não mais dispõem do auxílio-tese e ainda sofrem a discriminação de efetivamente não contarem com a taxa de bancada, a qual somente beneficia pós-graduandos do CNPq. Pode-se afirmar inclusive que existem hoje no Brasil pós-graduandos de primeira (CNPq) e os de segunda categoria (Capes).


 


Assim sendo, reafirmamos nossa disposição em impulsionar um grande movimento em defesa da pós-graduação, que passa incondicionalmente pela reconquista da credibilidade das Instituições Capes e CNPq e da luta intransigente por um Projeto de Nação que integre os pós-graduandos como imprescindíveis na consecução de um país cada vez mais justo, desenvolvido e harmonioso. Além disso, é mister fazer saber que, embora haja grande oferta de mão-de-obra na atualidade em nosso país, faltam trabalhadores qualificados para atender a um ciclo de crescimento econômico mais sustentado e duradouro.


 


A ANPG e o conjunto do Movimento Nacional de Pós-graduandos, não pouparão esforços e tampouco sossegarão enquanto não forem tomadas medidas emergenciais, tais como:


 


1- Cumprimento do reajuste anunciado pela Capes e CNPq de 20% nas bolsas de pesquisa com caráter retroativo a partir de março de 2008;


 


2- Retorno do auxílio-tese pela Capes e adoção da mesma pelo CNPq;


 


3- Definição de nova metodologia na destinação da taxa de bancada aos pós-graduandos da Capes (depósito direto), para que os mesmos possam ter acesso a esses recursos imprescindíveis na melhoria de sua formação científica;


 


4- Regularização e uniformização no depósito das bolsas dos pós-graduandos Capes;


 


5- Cumprimento integral do Plano Nacional de Pós-Graduação PNPG – 2005/2010.


 


Desde já, manifestamos nosso desejo de reconquistar a credibilidade da Capes para podermos juntos caminhar na mesma direção, no caminho da luta por um país que jamais vire as costas aos seus jovens e incansáveis batalhadores da ciência nacional.


 


Por fim, reiteramos que jamais nos curvaremos ante os vícios de qualquer sistema ou de políticas de caráter elitista, apartadas dos interesses da grande maioria do povo brasileiro.


 


Associação Nacional De Pós-Graduandos