Cavalo de Tróia: Bush infiltrou mídia americana a seu favor
A administração do presidente americano George W. Bush infiltrou os meios de comunicação de seu país com analistas para promover uma imagem positiva da famigerada “guerra contra o terrorismo”, revelou no último domingo o diário americano The New Yo
Publicado 22/04/2008 13:16
Para isso, a administração utilizou o Pentágono, que há cinco anos colocou dezenas de militares aposentados em cadeias de rádio e televisão americanas, utilizadas como tribuna, para seduzir o público em relação às políticas oficiais da administração.
A intenção do Departamento de Defesa, de acordo com a manchete do The New York Times, é “gerar cobertura noticiosa favorável à gestão do governo em tempos de guerra”.
Fontes entrevistadas e documentos consultados pelo periódico evidenciam que manobras governamentais orientadas ao controle da informação permitiram converter os analistas em “uma espécie de Cavalo de Tróia nos meios de comunicação, para moldar a cobertura jornalística da luta antiterrorista”.
O diário coloca em dúvida a credibilidade das opiniões dos especialistas, que mantêm laços de compromisso com o Pentágono, instituição que financiou viagem a esses especialistas, ou facilitou o acesso a relatórios confidenciais para eles, que em todos os momentos estiveram em sintonia com a postura governamental.
Fonte: TeleSur e Prensa Latina