Manaus terá hospital da Rede Sarah
Depois do Rio de Janeiro, Manaus será a capital prioritária para receber um Hospital da Rede Sarah Kubitschek. Assim como o de Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE),Belo Horizonte (MG) e São Luiz (MA), a futura unidade da capital amazonense será um
Publicado 22/04/2008 11:17 | Editado 04/03/2020 16:13
A exemplos dos que já funcionam em Belém (PA) e Macapá (AP), a idéia é criar pequenos centros de reabilitação em Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR), todos ligados ao Hospital de Manaus que, além da reabilitação, terá centro cirúrgico.
“Temos uma dívida com vocês e o assunto já foi discutido no nosso conselho diretor. Manaus é central naquela região e os outros estados já concordam com isso”, disse a diretora da Rede Sarah, Lúcia Viladino Braga, à deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) que fez uma visita nesta quinta (17), em Brasília, ao Sarah Lago Norte, um centro internacional de neurociências e reabilitação, onde faz tratamento o cantor Herbet Viana, do Grupo Paralamas do Sucesso.
Ao ressaltar o compromisso da rede com a qualidade do serviço prestado, a diretora Lúcia Viladino Braga calcula que o projeto de Manaus seja iniciado em três anos. Segundo ela, todas as atenções estão voltadas para o Hospital do Rio de Janeiro, que será inaugurado em dezembro deste ano. Ainda serão construídos mais dois centros de reabilitação no Sul do país e só depois o projeto de Manaus será viabilizado.
Vanessa Grazziotin disse à diretora que ela poderá contar com apoio da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, sobretudo no direcionamento de recursos para as obras por meio de emendas ao Orçamento da União. Pelos cálculos da diretora, um hospital completo está orçado em R$ 50 milhões e um pequeno centro de reabilitação em R$ 14 milhões.
A deputada, que há dois anos vem fazendo a solicitação de uma unidade do Sarah em Manaus, combinou com a diretora uma reunião com toda a bancada para debater o assunto. “Trata-se de uma obra viável e de fundamental importância para a região, por isso estaremos unidos em prol dessa obra”, disse a parlamentar.
De Brasília
Iram Alfaia