Prefeitura de Aquiraz realiza grande campanha contra a dengue
A Prefeitura de Aquiraz, juntamente com as secretarias municipais e a Secretaria Estadual de Saúde, está desenvolvendo uma grande campanha contra a dengue no município.
Publicado 22/04/2008 16:57 | Editado 04/03/2020 16:36
No próximo dia 24 de abril, a partir das 16 horas, na Praça do Iguape, acontecerá o lançamento do programa “A Melhor Idade Contra a Dengue” no qual 70 idosos capacitados pela Secretaria de Saúde, serão responsáveis pelo combate aos focos do mosquito em dez domicílios próximos aos seus. Com esta ação serão 700 residências protegidas, através da participação popular.
Outro projeto realizado na cidade é o “Receita certa contra a Dengue”, uma parceria com a Receita Federal. O objetivo do projeto é valorizar os cidadãos que estão fazendo a sua parte para combater os mosquitos transmissores, com a finalidade de evitar a proliferação da doença.
Em várias localidades da cidade estão sendo realizados sorteios de eletrodomésticos (DVDS, Microsystem, etc) entre as pessoas que mantém suas casas sem focos do mosquito da dengue. No dia 10 de abril foram realizadas as premiações na localidade de Serpa. No dia 24, quinta-feira, durante o lançamento da campanha municipal, a população do Iguape será a contemplada com o sorteio.
Segundo Nélio Morais, Coordenador de Vigilância em Saúde, esta foi a forma encontrada pelo Governo Municipal para estimular a participação da população no combate à dengue que, hoje, é fator de preocupação em todo o Estado.
O dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença é acometida de febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos.
Existem quatro tipos diferentes de sorotipos do vírus do dengue, denominados dengue 1, 2, 3 e 4. Algumas manifestações do dengue são hemorrágicas, isto é, o paciente apresenta hemorragia severa e choque. Nestes casos, após um período de febre, o estado do paciente piora repentinamente, com sinais de insuficiência circulatória, apresentando pele manchada e fria, lábios azulados e, em casos graves, diminuição da pressão do pulso. Instala-se então uma síndrome de choque da dengue podendo levar o paciente ao óbito. Os casos de dengue hemorrágico ocorrem mais freqüentemente quando o paciente é acometido pela segunda vez da doença, mas com exposição a diferentes sorotipos.
Combater a dengue é um dever de todos!
Fonte: Prefeitura Municipal de Aquiraz