PT aprova aliança com o PMDB em Goiânia

Por 126 votos a favor, 19 contra, 2 abstenções e 74 desistências, petistas aprovam coligação que permite indicar o vice na chapa do prefeito Iris Rezende
 

  


 
 
Por 126 votos a favor, 19 contra, duas abstenções e 74 militantes que preferiram se retirar do plenário, foi aprovado pelos militantes petistas, na tarde deste sábado , a aliança com o PT. O encontro foi realizado no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.


 


Participaram 231 delegados, escolhidos no encontro realizado no dia 16 de março, dos quais, 116 defensores da tese de que o PT deveria apoiar a aliança com o PMDB e 115 que propunham a candidatura própria. AOs aliancistas foram reunidos na tese Construindo um Projeto Nacional, formada por setores da antiga tendência Articulação, representada pelos ex-deputados Osmar Magalhães, Neyde Aparecida, Paulo Garcia, e vereador Carlos Soares; setores do Movimento PT (deputado estadual Luis Cesar Bueno), vereador Djalma Araújo (Independente).


 


A chapa Candidatura Própria foi referendada pelas tendências Movimento Cerrado (vereadores Marina Sant´Anna, Sergio Dias e o deputado federal Pedro Wilson), PT Pra Vencer (deputado federal Rubens Otoni, deputado estadual Humberto Aidar), setores do Movimento PT; Tendência Marxista (deputado estadual Mauro Ruben), Articulação de Esquerda; Democracia Socialista .


 


No encontro deste sábado, a estratégia eleitoral do PT foi colocada em questão e o placar se repetiu: 116 para os “aliancistas” e 115 para os defensores da candidatura própria. Como segundo ponto de pauta foi submetido aos militantes presentes a proposta de que, em não tendo candidato próprio, o PT deveria optar por duas posições. A primeira, uma aliança com o PMDB, indicando o vice na chapa do prefeito Iris Rezende, que disputa a reeleição. A segunda proposta, encaminhada pelos defensores da candatura própria, era de que o PT discutiria apoio a candidatura de um dos partidos que compõe a base de sustentação do governo Lula (PT). Por esta ótica, além do PMDB, ficariam abertas possibilidades de conversas com o PP, o PTB, o PPS, o PSB, o PC do B e o PDT. Nesta segunda votação, o placar em favor da aliança com o PMDB foi ampliado de 116 votos para 126. Destes 10 votos, 9 vieram da tendência PT para Vencer, que é coordenada pelo deputado federal Rubens Otoni e um voto de uma delegada do Movimento Cerrado. Dois delegados se abstiveram e 74 deixaram o local de votação sem declarar o voto.


 


Uma comissão deve ser formada para iniciar as conversações com o PMDB. Além da indicação do candidato a vice, os petistas querem discutir em conjunto com os peemedebistas o programa de governo.


* do Blog Marcus Vinícius, Goiânia, postado em 19/04/2008.