TJA promove I Encontro de Pesquisadores em Artes Cênicas e Performáticas
Novidade no Theatro José de Alencar. Está confirmado para o período de 29 de maio a 1º de junho a primeira edição do Encontro de Pesquisadores em Artes Cênicas e Performáticas. Idealizado pelo teatrólogo Oswald Barroso, titular da Universidade Estadual do
Publicado 22/04/2008 11:20 | Editado 04/03/2020 16:36
De acordo com Oswald Barroso, o projeto reflete um momento investigativo recente e de grande efervescência no panorama das artes cênicas no Ceará. “É nítido o crescimento do interesse pela pesquisa na cena local. Hoje, é cada vez mais comum ver artistas, mesmo fora do ambiente acadêmico, desenvolvendo e mantendo estudos como base para compor seus trabalhos”, observa. Como exemplo, o professor cita o movimento surgido na Universidade Federal do Ceará a partir da criação do grupo Brincantes do Cordão do Caroá.
Assim, o I Encontro de Pesquisadores em Artes Cênicas e Performáticas será marcado, sobretudo, pela diversidade de pensamentos e abordagens. “A pesquisa contribui para fundamentar uma referência consistente no contexto das artes. Uma linguagem artística sem referência é uma linguagem pobre porque trabalha sempre numa perspectiva de invenção, como se não tivesse sido precedida de outras experiências”, defende o organizador do evento. A meta da produção é reunir cerca de 20 comunicações, promovendo uma espécie de intercâmbio.
Paralelo às exposições e debates, o Encontro de Pesquisadores em Artes Cênicas e Performáticas também pretende abrir espaço para atividades de cunho mais prático. Encerrando a programação, mestre Armando Leão ministra a oficina “O jogo dentro do jogo: o corpo cênico na Capoeira Angola” (para 25 alunos, com taxa de inscrição de R$ 50,00). “Enquanto ritual e técnica, a capoeira, com todo seu método, pode ser um excelente instrumento de preparação corporal para as artes cênicas. Nosso objetivo é aproximar universos, possibilitando novas pesquisas”, ressalta Oswald Barroso.
As inscrições para o I Encontro de Pesquisadores em Artes Cênicas e Performáticas podem ser feitas até 23 de maio no Theatro José de Alencar. Os interessados devem encaminhar projetos ao e-mail oswaldba@ig.com.br. Contato: 3101 2567 ou 3101 2585.
Fonte: Diário do Nordeste