Moradores do Curió discutem Inclusão Previdenciária

Discutir a inclusão previdenciária foi o objetivo de evento organizado pelo mandato do Senador Inácio Arruda, no último dia 19 de abril, no bairro Curió, na grande Messejana e que contou com a participação de dezenas de moradores e lideranças locais.

 A advogada Jussara Galvão falou sobre o Projeto de Lei n.º67, de 2007,  de autoria do senador, que prevê a inclusão previdenciária de autônomos que atuam hoje numa grande variedade de ocupações urbanas informais, dentre eles: biscateiros, estagiários e sacoleiras.


 


De acordo com a advogada, o projeto beneficia também aqueles trabalhadores sem renda própria que se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a família de baixa renda. “Com a aprovação do projeto, as donas de casas passam a ser reconhecidas como trabalhadoras e conquistam o direito de se aposentarem por tempo de contribuição previdenciária”, explicou a advogada.


 


O público teve oportunidade também de saber mais sobre o sistema da seguridade social no Brasil, nos moldes estabelecidos pela nossa Constituição Federal e a forma como se estrutura a previdência social. Para o senador Inácio Arruda,  questões de relevante interesse social, como esta da inclusão previdenciária, devem ser discutidas com a população, que assim poderá acompanhar melhor o trabalho realizado pelos parlamentares que elegeu e contribuir para a aprovação das matérias.


 


A assessora Rita Lisboa,  presente ao evento, destacou a entusiasmada acolhida dos moradores do Curió, que atenderam prontamente ao convite e, além de comparecerem em grande número, participaram dos debates com perguntas e comentários.  “Foi gratificante o interesse manifestado pelas mulheres que, após a explanação, participaram ativamente do debate com perguntas e comentários bastante pertinentes”, destacou.


 


Ao final, as assessoras parlamentares Jussara e Rita, agradeceram em nome do senador Inácio Arruda, a participação de todos e ao líder sindical Josenias Gomes, que colaborou na divulgação e estruturação do evento. Por fim, todos os presentes concordaram em subscrever um manifesto que deverá ser encaminhado aos parlamentares federais solicitando a rápida aprovação do projeto de lei n.º 67 de 2007


 
 
Fonte: www.inacio.com.br