Chico Lopes na Frente Parlamentar em defesa dos compositores e músicos

A defesa dos músicos e o acesso da população aos produtos musicais serão temas de debate na nova Frente Parlamentar, coordenada pelo deputado cearense Chico Lopes.

O deputado federal Chico Lopes é o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Música, dos Compositores e Músicos Brasileiros. Lançada semana passada no Congresso Nacional, com direito a manifestação com presença do cantor e compositor Xangai, a Frente tem como objetivo defender melhores condições de trabalho e remuneração aos músicos e o acesso da sociedade aos discos e shows, debatendo temas como direitos autorais, pirataria e exercício profissional.


 


O combate à prática institucionalizada do “jabá” pelas grandes gravadoras e a necessidade de redução dos preços de CDs como meio de desestimular o comércio informal de discos piratas são outras vertentes a serem seguidas pela nova frente parlamentar, que já conta com o apoio de mais de mais de 300 deputados federais. Outro tema apontado para discussão é uma mudança da legislação sobre direitos autorais e registro profissional dos músicos – tema controversos dentro da própria categoria.



 
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), coordenador da Frente, ressalta a importância dos temas ligados à realidade dos compositores e músicos para uma maior democratização do acesso aos produtos culturais. “Fiquei honrado com o convite para coordenar essa Frente Parlamentar, porque não sou artista, mas sempre tive uma forte admiração pela música brasileira, e uma preocupação com a situação dos nossos artistas, que em muitos casos têm dificuldades para realizar seu trabalho”, afirma Lopes.


 


“Com a Frente, esperamos poder beneficiar os músicos e compositores, mas principalmente o conjunto da sociedade, com mais debates sobre temas como direitos autorais e condições de acesso aos discos e shows. Esperamos contar com todos os interessados para aprofundar esse debate”, acrescenta o parlamentar cearense. A primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar está marcada para esta quarta-feira, 23⁄4.


 


 


Fonte: www.chicolopes.com.br