Sem categoria

CTB realiza encontros de mobilização para o 1º de Maio

Neste final de semana ocorrerão encontros da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB), em nove estados (MA, CE, PR, MG, SP, MT, MS, PB e PE) e no Distrito Federal (DF). Será uma oportunidade importante para reforçar as bandeiras da central na jorna

A campanha tem como pontos altos o dia 28 de abril, o 1º de Maio e o dia 28 de maio. Já está disponível, neste Portal — aqui à esquerda —, as artes dos cartazes alusivos à campanha e do “Jornal da CTB” específico sobre o “Dia Internacional dos Trabalhadores”.


 


Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, os encontros deste final de semana são eventos que marcam mais um passo da organização da central.


 


“As bandeiras que estamos levantando devem constar da discussão para entrar como compromissos nossos até o dia 28 de maio”, lembra ele.


 


Segundo Wagner Gomes, já no dia 28 de abril — Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho —, quando as centrais farão uma espécie de mutirão nacional de coleta de assinaturas para a campanha unitária, a CTB deve participar ativamente, com barracas em portas das empresas, em praças, terminais de ônibus etc.


 


“A CTB está preparando uma grande ofensiva para intensificar a coleta de assinaturas em apoio à redução da jornada de trabalho sem redução de salário na semana que antecede o 1º de Maio”, destaca.


 


O presidente da CTB também reforça a importância de uma ampla divulgação do manifesto unitário sobre a campanha das centrais, que será lido em todos os atos do 1º de Maio. Para ele, a central deve aparecer com suas marcas, bandeiras e visual próprios, mas sem perder de vista a marca da unidade. “A unidade é um dos princípios programáticos da CTB, uma necessidade fundamental diante dos enormes desafios que os trabalhadores têm pela frente”, diz ele.


 


Informações com agilidade


 


João Batista Lemos, secretário adjunto de relações internacionais da CTB, destaca a nota da comissão organizadora com dez pontos orientando a central sobre os procedimentos da campanha (publicada no Portal da CTB no dia 12 de abril).


 


“Será nas batalhas de classe em defesa da nação e dos interesses dos trabalhadores que a CTB vai conquistar seu espaço no cenário político nacional”, enfatiza o documento.


 


Rogério Nunes, secretário de comunicações da CTB, lembra que os encontros devem enviar informes para a publicação no portal ( [email protected]).


 


“Estamos procurando atualizar as informações com agilidade e por isso dependemos da colaboração de todos nesta fase de estruturação da central e do ‘Portal da CTB’”, reforça.