Chico Lopes protesta contra reajuste da energia elétrica no Ceará
Reajuste da energia elétrica dificulta orçamento familiar e prejudica competitividade da indústria cearense
Publicado 24/04/2008 09:24 | Editado 04/03/2020 16:36
Em pronunciamento realizado esta terça-feira, na tribuna da Câmara dos Deputados, Chico Lopes protestou contra o reajuste na energia elétrica para os consumidores do Estado do Ceará, cobrado pela COELCE e homologado pela ANEEL. O aumento no preço da energia é de 5,7% para os consumidores residenciais e de 9,5% para os clientes industriais.
Ao todo, cerca de 2,5 milhões de consumidores são atingidos pelo aumento, nos 184 municípios do Ceará. “Consideramos o reajuste bastante elevado, levando em conta que desde 1998 os reajustes sempre foram bem acima do IPCA”, destacou Chico Lopes, citando como parâmetro o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.
“As empresas controlam as variáveis que determinam o aumento da própria tarefa que elas mesmas cobram pela energia. A medida prejudica tanto o pequeno consumidor, o cidadão humilde que luta para manter sua conta em dia e evitar corte na luz da sua casa, quanto a indústria cearense, que perde competitividade em relação a outros estados”, denuncia Lopes.
Fonte: www.chicolopes.com.br