Sem categoria

Ministro diz que biodiesel não prejudica produção de alimentos

A produção de biodiesel em países em desenvolvimento não se contrapõe às demais atividades agrícolas, disse nesta quinta-feira (24) o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em entrevista ao programa Bom dia Ministro, da Empresa Brasileira de

Essa discussão que tem havido em âmbito mundial de alimentos versus produção de biocombustíveis é na verdade uma falácia dos países desenvolvidos, que não têm uma agricultura desenvolvida e precisam subsidiar os seus produtores, afirmou Rezende.



Modelos de produção de biocombustíveis como o nordestino são apontados por ele como exemplo de que a alternativa aos combustíveis fósseis não inviabiliza a plantação de alimentos. No caso do Nordeste, a grande fonte de produção de biodiesel é exatamente a mamona e, como se sabe, ela não é usada para alimentação.



Recentes altas nos preços mundiais dos alimentos colocaram os biocombustíveis em debate na 12ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), em Gana, na África. Participante do evento, o ministro de Cooperação para o Desenvolvimento da Holanda, Bert Koenders, disse na terça-feira (22) que a segurança alimentar não pode ser colocada em risco pelos biocombustíveis.



Dois dias antes, na mesma conferência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a produção de biodiesel e disse que o tema precisa ser discutido sem ideologismos.