União Brasileira de Mulheres discute plataforma política eleitoral em Nova Friburgo
No dia 19, o recém formado núcleo da União Brasileira de Mulheres de Nova Friburgo promoveu um debate sobre o papel da mulher na política, com a secretária de Direitos da Mulher de Teresópolis, Joselice Cerqueira. Entre as participantes estiveram prese
Publicado 25/04/2008 20:09 | Editado 04/03/2020 17:05
Joselice apresentou o quadro da participação da mulher na política no país. Segundo dados, apesar de as mulheres constituírem 51,5% do eleitorado no país, representam apenas 14% das candidatas. Na última eleição, foram eleitas 176 mulheres sendo três governadoras, quatro senadoras, 46 deputadas federais e 123 deputadas estaduais.
“Dos 92 municípios que existem [no Rio de Janeiro] apenas quatro têm mulheres prefeitas”, disse. “É muito pouco”, concluiu.
Além disso, existe ainda outro entrave: muitas eleitas não estão comprometidas com o avanço das políticas públicas para as mulheres, não travando debates importantes, como por exemplo, a questão da saúde da mulher, o enfrentamento à violência contra a mulher, trabalho e geração de renda.
Sendo assim, o núcleo da UBM de Nova Friburgo aprovou a elaboração de uma plataforma política eleitoral que permita uma agenda de compromissos de candidatas e candidatos com as mulheres friburguenses, entendendo que a melhoria da qualidade de vida da população, a geração de empregos e o desenvolvimento sócio-econômico regional só serão efetivos se contribuírem para a redução das desigualdades e das dificuldades vividas pelas mulheres. O documento deverá ser aprovado e divulgado no próximo mês.
Na mesma atividade também foi eleita a coordenação do núcleo da UBM no município, formada por Maria do Socorro Santos, servidora pública, Mônica Simioni, jornalista, e Sandra Jardim, carteira.
O debate foi gravado e será transmitida ao longo dos próximos dias na programação da Rádio Comunidade FM (104,9 FM).