Jagunços de prefeito do DEM atiram em índios de Roraima
O CIR (Conselho Indígena de Roraima) divulgou nota nesta segunda-feira informando que dez índios da reserva indígena Raposa/Serra do Sol (Roraima) ficaram feridos em confronto com seguranças do prefeito da cidade de Pacaraima, Paulo César Quartiero (DE
Publicado 05/05/2008 19:50
Segundo a entidade, os índios construíam barracos no local quando foram abordados pelos atiradores de Quartiero, chamados pelo CIR de”jagunços”. “As comunidades indígenas estavam construindo suas casas em sua terra, quando uma caminhoete e cinco motoqueiros chegaram atirando por todos os lados no sentido de impedir que os indígenas construíssem suas malocas”, diz nota divulgada pelo conselho.
Procurado pela reportagem, Quartiero afirmou que seus funcionários apenas se defenderam. “Eles pediram para que os índios se retirassem, mas foram atacados com flechas e se defenderam”, disse o prefeito.
O confronto ocorreu dentro da reserva indígena Raposa/Serra do Sol. A área é alvo de disputa entre índios e agricultores que cultivam arroz na região. A Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança chegaram a ser enviadas para a região para uma operação de retirada de não-indígenas da reserva. Mas a operação foi suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
O prefeito disse que os moradores da região estão aguardando pacificamente decisão do STF sobre a demarcação da reserva indígena e a retirada dos não-índios da área. “Mas o episódio de hoje mostra que a ordem não está mantida”, afirmou.
O CIR afirma que vem denunciando a invasão de arrozeiros nas áreas indígenas. “Inúmeras vezes o CIR e as comunidades indígenas têm denunciado que os arrozeiros invasores tem impedido o livre transito dos indígenas e levado pistoleiros para suas fazendas e nada tem sido feito”, diz o texto da entidade.
O delegado Fernando Segóvia, coordenador-geral da operação, informou que agentes da PF (Polícia Federal) já trabalham na apuração dos fatos ocorridos na manhã desta segunda-feira e que alguns feridos foram encaminhados para a capital Boa Vista. Os outros feridos fora levados para o Hospital de Pacaraima.
“Há duas versões: uma de que os índios teriam entrado na propriedade rural e sido expulsos a bala e outra de que ocorreu uma tocaia. Estamos buscando informações para saber qual é a verdadeira”, ressaltou Segóvia.
O delegado também disse que a necessidade de um eventual reforço do efetivo policial ainda será avaliada.
Fonte: Folha Online