Sem categoria

UNE e Ubes comemoram resultados da Conferência de Juventude

Encerrou-se nesta quarta-feira (30) a 1ª Conferência Nacional de Juventude, que teve início no dia 27 de abril, com o objetivo de pautar políticas públicas voltadas especificamente para a juventude. Durante o evento, foram aprovadas 22 propostas para a me

Dentre as propostas, algumas fazem parte das bandeiras históricas defendidas pela UNE e Ubes para a educação, como o investimento de 10% do Produto Interno Bruno (PIB) para a educação e 14% do orçamento das universidades para assistência estudantil.


 


Outra vitória importante foi a aprovação de uma moção de apoio à reconstrução da sede da UNE e da Ubes na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.


 


Uma das principais propostas apresentadas na Conferência, aprovada por unanimidade, é a instituição da PEC da Juventude (Proposta de Emenda Constitucional), para incluir o conceito de juventude na Constituição Federal, já que apenas o conceito de Crianças e Adolescentes é reconhecido pela mesma.


 


O Conselho Nacional de Juventude entregou um abaixo-assinado pela aprovação da PEC da Juventude na Câmara dos Deputados ao presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O documento reuniu cerca de 2 mil assinaturas para a votação do PEC.


 


Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira, “essa conferência conseguiu aprovar um conjunto e resoluções que, se colocados em prática, irão transformar para melhor as condições de vida da juventude brasileira”.


 


Moreira, que é ex-diretor da UNE, valorizou ainda a participação das entidades estudantis como membros do Conselho Nacional de Juventude e reforçou que “entidades como UNE e Ubes, que participaram de forma significativa deste ato, contribuem com sua difusão diante dos estudantes universitários e secundaristas, o que é de extrema importância para essa luta da juventude frente ao poder público”.