Chuvas: prefeitura de Aracaju desenvolve ações emergenciais
Os efeitos das fortes chuvas que caíram nesta quinta-feira (22), feriado de Corpus Christi, estão sendo combatidos com ações enérgicas e emergenciais pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura da Aracaju. Nos locais afetados, a Pr
Publicado 23/05/2008 20:47 | Editado 04/03/2020 17:20
No bairro Olaria, por exemplo, as equipes da Empresa estão reconstruindo o pontilhão que une o bairro a comunidades de Nossa Senhora do Socorro. No local, um grupo de moradores destruiu a pequena ponte, impedindo o acesso de veículos ao município que faz fronteira com a capital. A ação provocou a revolta da maioria dos moradores que entraram em contato com a Emurb. Imediatamente equipes do órgão foram ao local, iniciando na manhã de hoje os trabalhos de recuperação.
De acordo com o líder comunitário Antônio Pedro dos Santos, a destruição do pontilhão é reflexo da ação de vândalos. “É uma ação inconcebível. Foi uma atitude tomada por uma minoria que só prejudicou a todos. Com a destruição, os ônibus não puderam passar, causando transtornos para mais de 3 mil pessoas que moram do outro lado. Ainda bem, que a Prefeitura já está trabalhando aqui. Acredito que logo a situação será solucionada,” explica Antônio.
Já no bairro Cidade Nova, equipes do município estão retirando parte da encosta que deslizou na noite de ontem. Só na rua Santa Terezinha, principal área afetada, a Emurb está com quatro caçambas e três máquinas de grande porte trabalhando para liberar a via ainda na manhã de hoje.
Ana Lúcia Dantas é doméstica e diz que a ação que a Prefeitura está executando é fundamental para garantir a segurança de pedestres e motoristas que trafegam pela rua. “A gente se sente mais segura. Logo pela manhã isso aqui estava intrafegável, mas graças à ação da Emurb, parte da via já está sendo liberada. Eu que tenho dois filhos fico feliz de ver a Prefeitura trabalhando para garantir a nossa segurança”, comemora a doméstica.
Outro ponto, localizado na avenida Euclides Figueiredo no bairro Industrial, recebeu logo no início da manhã as primeiras ações do município. Na área houve o deslizamento de parte da encosta do morro que invadiu a pista, impedindo o tráfego normal de veículos. A Emurb iniciou a retirada do material que desceu a encosta e prevê a liberação da avenida para o final do dia, quando toda a lama será removida. “Acho muito importante esse trabalho da Prefeitura. Estava preocupada com o risco de acidentes, mas agora posso ficar mais tranqüila”, comenta a doméstica Cícera Fabiana Barbosa dos Anjos.
O presidente da Emurb, engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, informa que o órgão estará de plantão durante todo o fim de semana, trabalhando intensivamente em vários pontos da capital. “Estamos agindo em diversos locais simultaneamente para combater os efeitos das fortes chuvas. Para se ter uma idéia, o volume de águas foi atípico, cerca de 80 milímetros em apenas 24 horas.
Além dessas três áreas, equipes da empresa estão realizando serviços de desobstrução em diversos pontos capital. Ontem o prefeito Edvaldo Nogueira esteve acompanhando as obras de recuperação do canal da avenida Gentil Tavares que cedeu em um determinado trecho. Os trabalhos iniciados ontem seguem durante todo o fim de semana até a completa recuperação do canal. É determinação do prefeito que as ações da Emurb sejam executadas em caráter emergencial para que a população não sofra transtornos maiores com as obras”, conclui o engenheiro.