Aperipê lança o DOCTV IV nesta terça-feira
‘Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários'. Esse é o tema da quarta edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV, que será lançada nesta terça-feira, 27, às 16h, no Etnia Music Bar. Em
Publicado 26/05/2008 23:18 | Editado 04/03/2020 17:20
O programa DOCTV IV premiará 35 projetos nos 27 estados da Federação, cada um com orçamento de R$ 110 mil. Além disso, outros documentários poderão ser realizados com recursos da Carteira Especial, apoio financeiro organizado pelos Pólos Estaduais do programa. Em Sergipe, a Prefeitura de Aracaju e a Fundação Aperipê financiarão mais um contrato de co-produção no mesmo valor. Com isso, os realizadores sergipanos participarão do programa com dois documentários, totalizando um investimento de R$ 220 mil no Estado.
“A Aperipê TV é a organizadora estadual desse programa porque ele fomenta a produção de documentários no estado, criando ambientes de mercado, além de propiciar a formação de uma rede de teledifusão das produções”, acrescentou Werden Tavares, diretor de Marketing da Fundap e coordenador do projeto DOCTV em Sergipe.
No lançamento do DOCTV IV, será exibido o vídeo promocional produzido pela coordenação executiva do programa e suas peças de divulgação. Além disso, serão apresentados os jurados, que terão representantes da Aperipê TV, da Secretaria de Estado da Cultura, da ABD Estadual, da Secretaria do Audiovisual e da coordenação executiva do DOCTV.
Nesta edição do programa, além da Oficina de Desenvolvimento de Projetos, que reúne autores dos projetos selecionados com documentaristas renomados como Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel e Ruy Guerra, o programa promoverá a Oficina de Desenho Criativo de Produção voltada para os diretores de produção dos documentários escolhidos.
DOCTV
Considerado um dos mais bem-sucedidos programas no setor audiovisual brasileiro, o programa do Ministério da Cultura viabiliza a regionalização da produção, a articulação de um circuito nacional de teledifusão e a formação de mercado para o documentário brasileiro. Suas três edições nacionais e uma internacional, o DOCTV Ibero-América, que adotou o modelo de co-produção criado no Brasil, já possibilitaram a produção de 127 documentários. Alguns selecionados para os mais importantes festivais internacionais, como Sundance, maior festival de filmes independentes dos Estados Unidos; o francês Biarritz; o sul-americano É Tudo Verdade e o Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suíça.