Política e cultura são temas do Seminário Ecos de 68

O Festival UFC de Cultura vai promover o Seminário Ecos de 68, no qual convidados debaterão temas relacionados à política e à cultura. As discussões serão realizadas entre os dias 26 e 30 de maio, no Auditório da Reitoria, sempre às 16h.

No primeiro dia de programação, 26, o professor titular do Departamento de Sociologia da Unicamp, Marcelo Ridenti, abre a rodada de discussões, com uma conferência sobre o tema “Cultura e Política”. Autor de livros como “O fantasma da revolução brasileira”, Ridenti revisita 1968, discutindo como bandeiras da juventude de 1968 foram se atenuando e se adaptando à ordem global “dos vencedores da Guerra Fria”.


 


Já no dia 27 de maio, é a vez de debater sobre o Movimento Estudantil. Para essa discussão foram convidados Jean Marc van der Weid, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) nos anos de 1969 a 1971 e atual presidente da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA); João de Paula, consultor de empresas, líder estudantil na década de 60 e ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFC; e Ruth Cavalcante, psicopedagoga, líder estudantil da década de 60 e ex-presa política.


 


No terceiro dia de Festival, a “Arte” é tema das discussões levantadas pelo professor Pedro Eymar Costa, diretor do Museu de Artes da UFC (MAUC) e pelo artista plástico Bené Fonteles, curador-chefe do Museu de Arte de Brasília e coordenador dos Movimentos Artista pela Natureza e ArteSolidária. O seminário conta ainda com a participação do crítico de cinema Firmino Holanda, professor do curso de cinema e vídeo da Casa Amarela da UFC.


 


A conferência “Comportamento, Gênero e Transgressão” dá seqüência à programação do Festival, no dia 29. Participam do evento o artista plástico e ex-professor da Faculdade de Medicina da UFC, Hélio Rola; a professora do Departamento de Ciências Sociais da UFC, Peregrina Campelo; e a ex-prefeita de Fortaleza e militante do Movimento Estudantil, Maria Luiza Fontenele.



   
No último dia de Festival, 30 de maio, dois debates encerram a programação do Seminário Ecos de 68. O primeiro, “Financiamento e Leis de Incentivo à Cultura”, conta com a participação da jornalista Maria Amélia Mamede, da Via de Comunicação e do produtor cultural Honorato Feitosa, da Lumiar Consultoria. Em seguida, representantes da UFC, DCE, ADUFC, SINTUFCE e Grupos Culturais da UFC discutem sobre o tema “Realidade e Perspectiva da Cultura na UFC”, encerrando a programação de seminário do Festival UFC de Cultura – Ecos de 68.


 


 


Fonte: www.ufc.br