Sem categoria

Cobertura da mídia sobre Unasul foi 'um fracasso', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a imprensa, nesta segunda-feira (26), pela cobertura da cúpula da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), criada na semana passada, em Brasília (DF). “Quando reparo o que a imprensa retratou, sobretudo a es

“Na verdade”, acrescentou Lula, quem já foi governo e faz política na América da Sul sabe que o que nós conseguimos fazer sexta-feira (23) foi algo dimensão tão incomensurável que muitos cientistas políticos não achavam possível de ser feito”.


 


Por falta de consenso, a Unasul não aprovou a criação do Conselho de Defesa da América do Sul – uma proposta defendida pelo Brasil. Mas, de acordo com o presidente, ainda há avanços possíveis na integração entre os países da região, como uma moeda única ou Banco Central forte.


 


“Dá para fazer muito ainda. Porque nós trabalhamos aqui na América do Sul com a responsabilidade de que as novas gerações – que não acreditam mais no meu governo – possam criar uma moeda única com um Banco Central forte. Isso não é impossível”, afirmou ele.


 


Para Lula, o estado enfraquecido não governa e não é capaz de resolver os problemas do país. “Estado forte não governa, não resolve problemas”. As informações são da Folha Online e do Portal Imprensa.