Sem categoria

Pré-candidatos participam de seminário eleitoral no Amazonas

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou neste sábado, 24 de maio, na Assembléia Legislativa do Estado Amazonas, o seminário eleitoral para pré-candidatos e dirigentes partidários, com o objetivo de contribuir para o debate político-eleitoral e a pa

O partido lançará candidatos a prefeito em quase 50 % dos municípios e terá candidatos a vereador em quase 100% das cidades do Amazonas.


 


O seminário teve um caráter inovador porque privilegiou o debate político sobre as propostas e cultura partidária, assim como a visão estratégica de luta que o partido defende. O evento também dedicou espaço para uma discussão mais técnica sobre organização de campanha.


 


“Essa parte mais técnica envolveu desde o problema da prestação de contas, a questão da legislação, prazos e principalmente a propaganda”, explicou o presidente estadual do PCdoB-AM, Antônio Levino. Segundo elel, o candidato que esteve no seminário na esperança de entender sua campanha dentro do contexto do partido e da tradição do PCdoB, saiu do evento com uma visão clara. “Nosso partido deixou uma visão bem ampla da situação em que isso acontece, o quadro político eleitoral, a presença do partido, as possibilidades eleitorais do partido, as metas e os objetivos”, salientou.


 


De acordo com Levino, o partido sai do evento “fortalecido e com uma visão muito mais ainda concreta, uma visão mais clara do caminho que estamos percorrendo até a vitória no dia 05 de outubro de 2008”.


 


Entre os palestrantes estavam o deputado licenciado Eron Bezerra, o presidente estadual do partido, Antônio Levino, um membro do comitê nacional de finanças do PCdoB, João Brasil e o secretário estadual de Comunicação do partido, Nonato Pereira.


 


Coligações para o pleito 2008
Em Manaus, o partido encontra-se numa fase de definição muito importante porque está praticamente encerrado o período de discussões internas. Cada partido já definiu sua estratégia e já tem claro qual seu leque de alianças.


 


“Este é o momento em que as alianças começam a ser fechadas. Nosso partido tem uma meta. Para viabilizar nossa candidatura majoritária temos que ter alguns aliados. Então nosso trabalho, neste momento, se intensifica no que diz respeito à amarração de acordos, fechamento de coligações e alianças para viabilizar a candidatura”, disse o presidente.


 


Antônio Levino disse ainda que o partido possui um contato amplo com o Partido Verde (PV). “Vamos agora lançar um desafio para que todos os partidos de tradição de esquerda e de estrato popular da nossa cidade se coloquem a disposição para abrir um fórum de discussão sobre a possibilidade de unir todos os partidos. A perspectiva eleitoral dos candidatos deve ser levada em consideração. Se conseguirmos que os partidos que tenham uma cultura de esquerda e de movimento popular organizado aceitem se juntar num debate, podemos de repente mudar o rumo das discussões”, afirmou Levino.


 


Para o presidente, neste momento a desfragmentação é grande. Mas dependendo do andamento será possível uma unificação dos partidos que pode resultar em uma coligação ampla das forças progressistas do Amazonas.


 



De Manaus,
Vanessa Sena