Sem categoria

PT nacional reafirma veto a aliança com tucanos em BH

Por 13 votos contra dois, a Executiva Nacional do PT manteve nesta segunda-feira (26) em Brasília a decisão de desautorizar a coligação do PT de Belo Horizonte com o PSDB do governador Aécio Neves. Na sexta-feira (30) e no sábado, o prefeito Fernando Pime

Pimentel movimenta-se intensamente para salvar o acordo com os tucanos, que segundo consta faria dele o candidato à sucessão de Aécio no governo estadual em 2010. Nas últimas duas semanas ele esteve duas vezes em Brasília, em corpo-a-corpo nos corregores do Congresso e encontros com dirigentes da sigla.



A coligação da discórdia



Na reunião da Executiva, no entanto, só votaram pelo acordo Romênio Pereira (secretário de Assuntos Institucionais do PT) e Jorge Coelho (um dos três vice-presidentes). No Diretório Estadual do PT-MG, o tema dividiu os votos quase ao meio: 29 pela aliança e 26 contra. Já no Diretório Municipal, prevalece o apoio ao acordo, segundo consulta às bases em que os contestadores da aliança não participaram.



A coligação da discórdia envolve, além do PT e PSDB, também o PSB, que em Belo Horizonte è próximo aos tucanos e entra com o candidato a prefeito – Márcio Lacerda, empresário e atual secretário de Planejamento no governo Aécio. O tema terminou criando dificuldades também para as relações com o PSB nacional, que participa da base do governo Lula mas cobra o apoio petista a seu candidato.



Patrus e Dulci são contra



A justificativa da Executiva para rejeitar a coligação é que uma eventual aliança entre PT e PSDB interfere na sucessão presidencial de 2010 — na qual Aécio é apontado como possível candidato do campo de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



Trabalham contra a aliança petistas bem situados no governo Lula, como Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Luiz Dulci (Secretaria Geral). Conforme o jornalista Elizeu Lopes, no jornal Hoje em Dia deste domingo (25), Patrus “vai tentar articular uma outra chapa, encabeçada pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB), tendo como vice um petista, de modo a inviabilizar a união com os tucanos. Um eventual apoio à pré-candidatura de Jô Moraes foi admitido ontem por vários líderes petistas, entre eles o vice-presidente estadual do PT, deputado federal Miguel Corrêa”.



Lula tem afirmado em público que compete ao PT de Minas decidir a questão. Nesta terça-feira (27) o presidente visita Belo Horizonte e Contagem, para cumprir agenda de governo, mas há quem acredite que a questão belo-horizontina pode entrar na pauta presidencial.



Da redação, com agências



Veja também: Patrus articula apoio do PT à pré-candidatura de Jô Moraes